Entrevista: Presidente da Infraero palestrará no IBAS 19 e fala sobre as perspectivas para a empresa nos próximos anos
O Tenente Brigadeiro do ar Hélio Paes de Barros Júnior, Presidente da Infraero, palestrará no Painel Próximas rodadas de concessões dos aeroportos brasileiros e estruturação de PPP´s de aeroportos, que acontece no primeiro dia (11/09) do IBAS – International Brazil Air Show
O IBAS – International Brazil Air Show 2019 acontece nos dias 11, 12 e 13 de setembro, no GRU Airport- correalizador do evento. A edição 2019 conta com exposição de empresas do setor, Rodadas de Negócios e o Fórum que, entre os destaques debaterá amplamente as concessões de aeroportos no Brasil.
Acompanhe a entrevista com o Presidente da Infraero, Tenente Brigadeiro do ar Hélio Paes de Barros Júnior, um dos especialistas que palestrará sobre o tema:
IBAS 19: Assim que o Sr. assumiu a presidência da Infraero disse que sua missão frente à empresa é assegurar sua reestruturação. Como será esse processo? Como vê a empresa no curto, médio e longo prazo?
Tenente Brigadeiro do ar Hélio Paes de Barros Júnior: Vamos seguir as orientações do Governo Federal e dar todo o apoio para que seja cumprido o plano de concessão dos aeroportos que hoje são administrados pela Infraero, e totalizam 53: nove que serão transferidos à iniciativa privada ainda neste ano e os outros 44, que devem ser concedidos entre 2020 e 2022. Além dessa premissa, há outras duas principais que compõem o planejamento estratégico da empresa: uma está focada nos aeroportos regionais, na possibilidade de gestão e prestação de serviços especializados; e outra cujo foco é a sustentabilidade financeira, para que siga como uma empresa independente do Tesouro. Nossa meta é garantir que esses três pilares sejam integralmente realizados.
IBAS 19: A Infraero, atualmente, é responsável pelo controle de mais de 50 aeroportos e por 35% do movimento de passageiros nos aeroportos do país. Nesse sentido, conforme as concessões vão sendo concretizadas, qual a expectativa para atuação? A aviação Regional será o foco da empresa?
Tenente Brigadeiro do ar Hélio Paes de Barros Júnior: Vamos estruturar o portfólio de serviços estratégicos para que a Infraero seja reposicionada e siga como importante elo para o desenvolvimento do setor de aviação civil. Atualmente, há no Brasil cerca de 600 aeroportos e aeródromos. Desses, 50 são prioritários na agenda de desenvolvimento do Ministério de Infraestrutura, e precisarão de uma gestão com expertise e eficiência, como a que a Infraero possui. Assim, à medida que o plano de concessão de aeroportos avançar, vamos trabalhar para que a Infraero possa ser contratada tanto para administrar esses aeroportos, como para prestar serviços técnicos, de engenharia e consultoria, por exemplo, para todos os aeroportos do País.
IBAS 19: Como avalia o mercado brasileiro quando compararmos com o restante da América Latina e do mundo? Qual a expectativa? Considera que o setor como um todo deverá crescer nos próximos anos no país? E o aumento do fluxo de passageiros?
O Brasil passa por um momento único, com o avanço das discussões sobre as reformas da previdência e tributária. Isso confere mais autonomia e segurança a investidores, e também ajuda na consolidação econômica de longo prazo. Especificamente no campo da aviação, a aprovação da lei que amplia o capital estrangeiro em companhias aéreas e a própria segurança regulatória no País são pontos que jogam a favor do crescimento da aviação no Brasil. Com esse cenário, aliado a outras medidas do Governo Federal, há um fortalecimento da agenda de investimentos em infraestrutura no País, o que reforça a perspectiva de que o fluxo de passageiros possa triplicar nas próximas duas décadas. Um cenário desafiador, porém bastante promissor.
IBAS 19: Quando se trata de novas tecnologias, conectividade e inovação, de que forma a Infraero vem atuando? O que esse tema representa para o segmento em geral em sua avaliação?
Tenente Brigadeiro do ar Hélio Paes de Barros Júnior: A Infraero está alinhada com os grandes players do mercado aeroportuário em todo o mundo e vem investindo de forma sistemática no desenvolvimento de soluções que visem tanto a segurança das operações, como conforto para o passageiro e economia de recursos. Atualmente, são desenvolvidos projetos que visam a aplicação de tecnologias desde a navegação aérea, até reconhecimento biométrico de passageiros, e utilização de placas solares para geração de energia. É fundamental estar antenado a essas novas tendências para seguir proporcionando a melhor experiência aos passageiros e usuários dos aeroportos da Infraero.
IBAS 19: Em sua palestra no IBAS – International Brazil Air Show 2019, no Painel Lições aprendidas com os dez primeiros aeroportos concedidos, que abordará Histórico das concessões e principais obstáculos encontrados, além das Principais mudanças observadas, que novidades e avaliação fará sobre o tema? O que os participantes podem esperar da sua apresentação nesse sentido?
Tenente Brigadeiro do ar Hélio Paes de Barros Júnior: Houve uma curva de aprendizagem nas primeiras concessões, que permitiu que o modelo evoluísse. A grande novidade é a realização das concessões em blocos de aeroportos que visem a sustentabilidade financeira do sistema como um todo. A partir desse contexto, minha apresentação será focada nas possibilidades de exploração de serviços aeroportuários e gestão de aeroportos que foram incorporadas à pauta da Infraero. Seguimos contribuindo com a diretriz do Governo Federal que visa a concessão de 53 aeroportos até o final de 2022. Atualmente, já estamos em tratativas para transferir a operação dos três blocos leiloados em fevereiro deste ano e estamos preparando a Infraero para se reposicionar, à medida em que os outros 44 terminais que hoje fazem parte da rede também forem repassados à iniciativa privada.
IBAS 19: Como avalia iniciativas como o IBAS – International Brazil Air Show no sentido de fortalecer toda a cadeia aeroespacial?
Tenente Brigadeiro do ar Hélio Paes de Barros Júnior: A aviação comercial é um dos modais de transporte mais acessíveis e, portanto, com maior impacto na vida das pessoas. Iniciativas como o IBAS – International Brazil Air Show, ao propor o debate de estratégias para melhorar os serviços aeroportuários, de companhias aéreas, navegação, entre tantos outros temas, são de fundamental importância para a evolução do setor.
O Workshop Concessão de Aeroportos, contempla ainda os Painéis: Próximas rodadas de concessões dos aeroportos brasileiros e estruturação de PPP´s de aeroportos; e Terminal de aeroporto: nova modelagem impulsionada por um aumento na automação, comercialização e da evolução das demandas de passageiros, além dos palestrantes: Jorge Arruda, CEO Inframerica Brasil; Tiago Sousa Pereira, Superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil; Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil; Wanderley Galhiego Jr., diretor de Novos Negócios e Inovação da Socicam; Ricardo Sampaio S. Fonseca, diretor de Políticas Regulatórias (Gestão) da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura; Thiago Nykiel, CEO da Infraway Engenharia; Mariana Barbosa, Jornalista do Jornal Brasil; Rodrigo Cardoso de Jesus, Head Of Strategic Planning do GRU Airport; Marcos Lanna, Senior Lead Architect e Lead Design Manager da KAAN Architecten e KL AIR; Matheus Amorim, Diretor Comercial da Engie Solutions; Fethi Chebil, Airport Expert da ICAO; Gustavo do Canto Lopes, sócio da Roland Berger, entre outros.