a


Don’t _miss

Wire Festival

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam blandit hendrerit faucibus turpis dui.

O que você está procurando?

Palestrantes


Adriana Simões

Adriana Simões

Cargo: Sócia e Especialista em Direito Aeronáutico
Instituição: Mattos Filho
Palestra: “A abertura do mercado de aviação brasileiro para investidores estrangeiros”


Adriana Simões é especialista em Direito Aeronáutico, com foco em questões contratuais e regulatórias. Possui experiência em contratos comerciais, Direito Tributário e Societário relacionado à aviação e regras da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). Tem forte atuação em operações de compra e venda de aeronaves, equipamentos aeronáuticos, financiamento e arrendamento de aeronaves, nos setores da aviação comercial e aviação executiva. É membro do Grupo Nacional de Contato do Aviation Working Group (AWG) e advogada integrante do Aviation Law Committee do International Bar Association (IBA). Membro efetivo da Comissão de Direito Aeronáutico da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo (OAB/SP).

Alex Krell

Alex Krell

Cargo: Trade commissioner
Instituição: Consulado do Canadá
Palestra: “Inovação e tecnologias disruptivas na cadeia de MRO”


Alex Krell é Trade Commissioner responsável pelos setores Aeroespacial, Defesa e Segurança no Consulado Geral do Canadá em São Paulo desde 2009. Graduado em Administração de Empresas com MBA em Comércio Internacional, ocupou posições de liderança em empresas multinacionais de tecnologia e manufatura, além de cargos executivos em associações setoriais e na Câmara de Comércio Brasil-Canadá.

Ana Célia Biondi

Ana Célia Biondi

Cargo: Diretora Geral
Instituição: JCDecaux no Brasil
Palestra: 


Ana Célia Biondi, é diretora geral da JCDecaux no Brasil. Formada em economia pela Universidade FAAP, com especialização em economia inflacionária pela Universidade FGV, a executiva já está há 20 anos no setor de out-of-home. Começou ao realizar um estudo de implantação de mobiliário, em 1997, para a Publicrono, que administrava os relógios de São Paulo. Entrou como sócia da empresa que, em 2004, tinha participação da JCDecaux. Após a Lei Cidade Limpa, comandou a área de novos negócios do consórcio que as empresas formaram para concorrer ao edital da prefeitura paulistana, conquistando o contrato dos Relógios de SP em 2012. Desde 2014 lidera a operação brasileira da JCDecaux.

Ana Paula Machado

Ana Paula Machado

Cargo: Assessoria Internacional
Instituição: ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil
Palestra: “Desafios das mudanças climáticas e os impactos no transporte aéreo


Ana Cavalcante é a Chefe da Assessoria Internacional da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. Ela é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2004 e trabalhou na Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (2011-2018), na Presidência da República (2008-2011) e no Ministério da Agricultura (2004-2008). Possui Graduação (2002) e Mestrado (2009) em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília – UnB e atualmente cursa o doutorado no mesmo programa. Atua como especialista no Painel de Proteção Ambiental da OACI (CAEP) desde 2013 e participou da elaboração dos principais elementos técnicos que compõem o CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation – CORSIA). Ela trabalha principalmente nos seguintes temas: Cooperação Internacional, Organizações Internacionais, Aviação Civil e Meio Ambiente (Mudança do Clima).

Ana Paula Rodrigues Monteiro

Ana Paula Rodrigues Monteiro

Cargo: Diretora Vice-Presidente
Instituição: Woman in Aviation
Palestra: “Mulheres brasileiras e latino-americanas na aviação”


Ana Paula é a vice-presidente do capítulo brasileiro Women in Aviation (WAI), associação que promove e incentiva a presença da mulher no setor aeronáutico. Graduada em Engenharia Aeroespacial pela Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC), com graduação sanduiche na Technische Hochschule Ingolstadt, na Alemanha, atualmente cursa o mestrado em Engenharia Mecânica pela USP.  É membro do Instituto de Engenharia SP, membro fundadora e atual diretora de Pesquisa e Inovação da COBRUF Association. Atuou no ramo acadêmico através de pesquisa e desenvolvimento na missão espacial russo-brasileira ASTER e atua no setor industrial desde 2015, na área de manutenção de aeronaves. Com experiência nas áreas de Confiabilidade, Qualidade, Engenharia de Sistemas e Engenharia de Motores, atualmente é Engenheira de Desenvolvimento do Produto da EMBRAER.

André Arruda

André Arruda

Cargo: Sócio Fundador
Instituição: AL Drones
Palestra: “Desafios regulatórios para os drones voarem no Brasil”


Engenheiro Aeronáutico formado pela Universidade de São Paulo, especialista em Ensaios em Voo e piloto de aeronaves. Como engenheiro, trabalhou na aviação comercial em empresas como LATAM, AIRBUS e EMBRAER. Possui experiência em linhas aéreas, manutenção aeronáutica e certificação de aeronaves. Atuante no mercado de Aeronaves Não Tripuladas, é sócio fundador da AL DRONES, empresa especialista em projeto, consultoria e certificação de Drones profissionais.

André Barros Potengy

André Barros Potengy

Cargo: COO
Instituição: Teriva Consulting
Palestra: “Limpeza, conservação da pista, fauna, meio ambiente e solo


Mais de 20 anos em Gestão de TI e Compliance em empresas como Itaú, White Martins, Grupo Abril e AmBev. Desenvolve negócios com empresas de aviação e defesa e soluções baseadas em Big Data e IA. Mentor de startups e membro do Gávea Angels. Engenheiro de Computação – IME, Mestre em Informática – PUC e Pós-Graduado em Finanças – FGV.

André Eduardo Jansen

André Eduardo Jansen

Cargo: Vice-Presidente
Instituição: Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo
Palestra: “A introdução do conceito de Torres Remotas no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”


Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1994) e especialização em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2001). Foi autor da diretriz para a implantação do Centro de Gerenciamento Técnico do SISCEAB, além de coordenar as etapas de concepção, desenvolvimento e início de implantação. Participou, como representante brasileiro, em Grupos de Trabalho da Organização Internacional de Aviação Civil, tanto na sede de Montreal (Painel de Vigilância Aeronáutica) quanto nas Regiões do Caribe e América do Sul (CAR/SAM).

Andreea Pal

Andreea Pal

Cargo: CEO
Instituição: Fraport Brasil
Palestra: “Lições aprendidas com os dez primeiros aeroportos concedidos


Desde outubro de 2017 Andreea Pal é a CEO da Fraport Brasil responsável pelos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre.
De 2010 a 2017 Sra. Pal foi Diretora Geral Adjunta, responsável pelas finanças e TI da Northern Capital Gateway, empresa que administra o Aeroporto de Pulkovo em São Petersburgo, Rússia. A empresa concluiu com sucesso um programa de investimentos no valor de 1,2 bil EUR. Como Diretora Administrativa da Dorsch Gruppe, uma das maiores consultoras de engenharia independentes alemãs, Andreea Pal foi responsável pelas divisões Água e Meio Ambiente, Transporte e Infraestrutura, Aeroportos, Engenharia de Estruturas e Plantas Industriais, Sra. Pal adquiriu uma extensa experiência no desenvolvimento de infraestrutura como Vice-Presidente sênior da divisão de investimentos globais e na Gestão da Fraport AG entre 2001 e 2009. Ela era encarregada de administrar uma carteira de mais de vinte empresas com uma receita anual de 700 milhões EUR. Ela integrava o conselho executivo de vários aeroportos da Europa, Ásia e América do Sul.
Anteriormente, Andrea Pal foi vice-presidente do Centro de MultiUtilidades RWE AG em Essen, diretora de tecnologia da TESSAG em Frankfurt e chefe da Lahmeyer Energy Solutions em Frankfurt e responsável pelos investimentos em infraestrutura de energia na Alemanha e na Europa. Andrea Pal tem mestrado em engenharia de energia.

Antônio Claret de Oliveira

Antônio Claret de Oliveira

Cargo: Diretor Superintendente
Instituição: DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo)
Palestra: “Panorama da Aviação Regional”


O Engenheiro Antônio Claret de Oliveira é graduado pela UFLA – MG, pós graduado em Engenharia da Qualidade pela PUC-MG – Gestão da Sustentabilidade pela FDC – MG e Gestão de Negocios no IBMEC.
Na Empresa VALLOUREC SOLUÇÃO TUBULARES entre 1978 e 2009, começou como Engenheiro Trainee e chegou ao cargo mais alto da direção.
Diretor geral da VETORIAL ENERGÉTICA entre os anos de 2012 e 2014.
Coordenador do programa de pós-graduação em sustentabilidade do IETEC-MG.
Presidente da ECOCARB, tecnologia e otimização energética.
Presidente da INFRAERO AEROPORTOS, entre 2016 e 2018, consolidou a governança, maximizando os resultados e virando em tempo recorde o resultado da empressa. Recebeu a comenda Executivo Publico da década em 2018.
Conselheiro do Aeroporto de VIRACOPOS entre 2016 e 2017.
Honra ao Mérito com o prêmio “WORLD COMPANY AWARD” 2017, recebido pelos serviços prestados à infraestrutura e gestão aeroportuária – Fórum Brasil x Portugual, diante de varias outras comendas e títulos de cidadão honorário.
Diretor Superintendente do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) desde de Janeiro de 2019.

Antônio José e Silva

Antônio José e Silva

Cargo: Presidente da Comissão Especial de Direito Aeronáutico, Espacial e Aeroportuário
Instituição: OAB
Palestra: “Oportunidades, riscos e desafios no mercado latino-americano”


Comandante de Airbus 320F. Presidente da Comissão de Direito Aeronáutico, Espacial e Aeroportuário do Conselho Federal da OAB, Seccional RJ e Subseção Barra da Tijuca. Advogado especialista em Direito Aeronáutico. Investigador de Incidentes Aéreos, Agente de Segurança de Voo (CENIPA) e Perito aeronáutico da Justiça Federal. Pós Graduado em Aeronavegabilidade Continuada e Segurança de Voo pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Pós Graduado em Direito Imobiliário (PUC RJ) e Pós Graduado em Responsabilidade Civil (UNESA RJ). Curso de extensão em Ética e Governança pela Universidade de Amsterdã. Professor e Palestrante em Direito Aeronáutico. Atuou como piloto nas seguintes aeronaves da família Airbus 320 e 330, além da família Boeing 737-200 a 800 e Embraer 120. Atuou como Mecânico, Técnico e Inspetor de manutenção na Varig Linhas Aéreas em aeronaves de grande porte, tais como:DC-10, MD-11, Boeing 747, 777 e possui Licença de Engenheiro de Voo (FE)

Arnaldo Bifulco Filho

Arnaldo Bifulco Filho

Cargo: Representante
Instituição: SCAN
Palestra: “Tecnologias disponíveis para processamento de passageiros”


Atua como Diretor de Marketing desde 1996 na Scan Brazil Consulting. Especializado em processos e negócios na área de aviação.

Bruno Rondani

Bruno Rondani

Cargo: Fundador & CEO
Instituição: 100 Open Startups
Palestra: “AIR LAB INNOVATION INDUSTRY E TRENDS”


Bruno Rondani é fundador e CEO do 100 Open Startups. É engenheiro eletricista e mestre pela Unicamp, e doutor em Estratégia, Inovação e Empreendedorismo pela FGV. Atuando como empreendedor e investidor, participou em 17 startups, e obteve duas saídas por aquisição corporativa e um IPO. Bruno é Eisenhower Fellow, presidente do IVP – Inova Venture Partners, presidente do Wenovate, chairman da Oiweek, membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP e professor da Fundação Instituto de Administração.

Carlos Augusto Serra Roma

Carlos Augusto Serra Roma

Cargo:
Instituição: BYD
Palestra: “Principais desafios para o setor de Ground Handling”


Mais de 20 anos de experiência na indústria automobilística, sendo: Nove anos na Ford Motor Company Brasil, um ano na Target Aviação – Distribuidor Autorizado de Vendas e Serviços para Aviões Bombardier, Learjet, Pilatus e Helicopteros MD, onze anos na Divisão Allison Transmission da General Motors do Brasil atuando como Gerente de Vendas e Marketing de transmissões automáticas. Dois anos na Rucker Equipamentos Industriais como gerente de desenvolvimento de negócios e há 4 anos na BYD como: Diretor de Vendas – Aeroportos/Automóveis/Caminhões/Energia/Infraestrutura.

Carlos David Santos

Carlos David Santos

Cargo: Professor Doutor
Instituição: UFPA
Palestra: “Equipamentos e tecnologias aplicadas ao Gerenciamento do Risco de Fauna”


Possui doutorado em Ecologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará e investigador associado do Max Planck Institute of Animal Behavior. Desenvolve pesquisa sobre movimento e migração em aves, com especial ênfase na dinâmica de voo de aves planadoras.

Cesar K. Santaella

Cesar K. Santaella

Cargo: CEO
Instituição: Ortobras
Palestra: “Acessibilidade, transporte de pessoas e bagagem


Cesar K. Santaella é atualmente CEO da Ortobras, empresa na qual ingressou em 2015 como Consultor.
Mais recentemente, o Sr. Santaella foi Diretor Executivo da Multialloy, forjaria de ligas de níquel para a indústria de Óleo & Gás, tendo iniciado em 2010 como COO. Também registra passagem de três anos na De Dietrich Process Systems como Diretor Executivo da filial brasileira da empresa, tendo ocupado ainda anteriormente outro cargo de nível executivo como gerente regional da Brasimet (mais tarde, Bodycote). O Sr. Santaella é membro do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e fundador e sócio da Innovante Consulting. Engenheiro de formação acadêmica, é mestre em Economia pela UFRGS.

Chaïma Ben Miloud

Chaïma Ben Miloud

Cargo: Head of Operations
Instituição: Airside Safety Operations International
Palestra: “Mesa redonda Mulheres brasileiras e latino-americanas na aviaçãol”


Chaïma Ben Miloud (M.Eng.) É formada em engenharia de processos e possui mestrado em gerenciamento de projetos tecnológicos pela Ecole Polytechnique de Montreal, além de vários certificados ACI-ICAO. Ela também possui um diploma em governança da organização. Eng. Ben Miloud trabalhou como engenheiro para uma renome mundial de empresas como SNC-Lavalin, Bombardier Aero. e Pratt e Whitney Canadá, onde ela apoiou a implementação de vários projetos e o lançamento de operações em todo o mundo. Ela tem mais de 10 anos de experiência em gerenciamento de projetos internacionais especializados no campo da aviação. Ela construiu uma sólida experiência em conformidade e gerenciamento de segurança, o que lhe permitiu, em sua posição de Chefe de Operações da Airside Safety Operations International (ASOI Inc.), liderar projetos de PPP bem-sucedidos, bem como operações inovadoras e implementação de sistemas e operações para as laterais do ar, principalmente no meio região leste. Ela também é embaixadora da diversidade na governança, além de palestrante motivacional e mentora para promover estudos de engenharia da aviação e inclusão social. Eng. Chaïma ganhou inúmeros prêmios por liderar projetos inovadores e servir em vários conselhos de administração, incluindo o Capítulo de Mulheres no Setor Aeroespacial de Quebec e a Fundação da Ordem Profissional de Engenheiros de Quebec.

Chrystian Ciccacio

Chrystian Ciccacio

Cargo: Chefe da Divisão de Operações do SRPV-SP
Instituição: DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo
Palestra: “Tendências do setor”


Oficial Aviador da Aeronáutica e atualmente responsável pelas operações aéreas e aprovações de voos de drones no eixo Rio-São Paulo.
Formação de Piloto Militar na Academia da Força Aérea e MBA de Gestão Pública na Universidade Federal Fluminense.

Cláudio Jorge Pinto Alves

Cláudio Jorge Pinto Alves

Cargo: Reitor
Instituição: ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Palestra: “Fatores fundamentais para a inovação no transporte aéreo


Possui graduação em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1977), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1987). Fez mestrado “lato sensu” na ESPM em Marketing (1997). Realizou um pós-doutorado na ENAC, em Toulouse, com apoio da FAPESP, no tema: gerenciamento de tráfego (1991). Fez na ESG o curso de Altos Estudos em Política e Estratégia (1993). Atualmente é Professor Titular e participa como membro externo de avaliações de cursos pelo INEP. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Projeto de Aeroportos. Prestou consultorias eventuais ao DAC, Embraer, Daesp, Infraero, McKinsey e Petrobrás, dentre outras.

Comandante Augusto da Fonseca Viana

Comandante Augusto da Fonseca Viana

Cargo: Diretor de Campo no Emergency Response Plan e Coordenador da Comissão Nacional do Risco de Fauna.
Instituição: GOL Linhas Aéreas / CNPAA
Palestra: “Como gerenciar o Risco de Fauna sob a ótica das companhias aéreas”


Comandante de Boeing 737-700 e 800 na GOL Linhas Aéreas desde 2005, possuindo aproximadamente 11.000 horas de voo. Voou na VASP e na Nordeste como copiloto por 4 anos. É o atual Coordenador  de Safety da GOL, e tem formação em Psicologia na Universidade Anhembi Morumbi. Investigador de Acidente aéreo credenciado pelo CENIPA com curso de especialização de Investigação de Acidente Aéreo na Universidade Americana Embry-Riddle. E hoje atua como Diretor de Campo no Emergency Response Plan da GOL Linhas Aéreas e Coordenador da Comissão Nacional do Risco de Fauna do CNPAA.

Comandante Miguel Dau

Comandante Miguel Dau

Cargo: Diretor de Operações
Instituição: GRU Airport
Palestra: “Principais desafios para o setor de Ground Handling


O Comandante Miguel Dau é o atual Diretor de Operações/COO de GRU Airport. Possui mais de 40 anos de experiência na Aviação Civil & Militar e em Logística.
Foi Diretor de Operações/COO do MetrôRio, Co-fundador e Vice Presidente Técnico Operacional/COO da AZUL Linhas Aéreas e Vice-Presidente Operacional e Técnico/COO da VARIG.
É Oficial Aviador da reserva da FAB, Piloto de Caça, contando com mais de 14.000 de voo em aeronaves civis e militares.
Foi Diretor de Crise em todas as empresas que atuou. É formado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea – AFA, Pós-graduado em Logística pelo CEL/UFRJ e MBA pelo Coppead/UFRJ.

Comandante Raul de Souza

Comandante Raul de Souza

Cargo: Comandante e Representante
Instituição: ABEAR
Palestra: “Onde o Brasil precisa avançar no Gerenciamento de Risco de Fauna?”


Mestre em Engenharia com ênfase em Segurança de Voo e Aeronavegabilidade Continuada – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – 2010. Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (AFA) – Curso de Formação de Oficiais Aviadores – 1993.
Instrutor de Voo na Academia da Força Aérea (1997-2001), Piloto Operacional da Aviação de Transporte (2002-2009), Piloto de Reabastecimento em Voo (2005-2010), Piloto Operacional em Voos ao Continente Antártico (2006-2009), Piloto de Busca e Salvamento-SAR (2005-2009), Piloto do Grupo de Transporte Especial (2010-2015), Investigador Master de Acidentes Aeronáuticos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (2007-2015).
Experiência de operação no Continente Antártico, África, América Central, América do Norte, América do Sul e Europa como piloto em comando de aeronaves Hércules C-130 e Embraer ERJ145/135/135BJ transportando Autoridades Governamentais Brasileiras.

Douglas Almeida

Douglas Almeida

Cargo: Diretor Executivo
Instituição: ANEAA
Palestra: “Onde o Brasil precisa avançar no Gerenciamento de Risco de Fauna?


Douglas Rebouças de Almeida é formado em Administração pela PUC- Goiás, com MBA Executivo pela ESPM, e cursos de extensão em Contabilidade Financeira e Gerencial, Ferramentas de Gestão e Qualidade, Relatório de Controles Internos e Manifestação do Conselho Fiscal e Lead Assessor SIG – ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001, RABQSA International.

Edson Gaspar

Edson Gaspar

Cargo: Coordenador Curso Superior Aviação Civil, MBA em Gestão de AVC, Pós Graduação em Segurança de Voo e Gestão Aeroportuária
Instituição: Universidade Anhembi Morumbi
Palestra: “A importância da formação para o crescimento da aviação”


Doutor em Ciências Policiais, de Segurança e Ordem Pública; mestre em Administração de Empresas; pós-graduado e graduado em Análises de Sistemas. Gestor de Segurança Operacional (SGSO) pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, atuou por cerca de 20 anos como Piloto de Helicóptero e Avião no Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PMESP (helicópteros “Águias”), onde foi o responsável pela criação da Escola de Aviação da PM, para formação de seus pilotos policiais. Atualmente, é piloto comercial de avião e helicóptero, instrutor de voo de avião e helicóptero e elemento credenciado em prevenção de acidentes aeronáuticos. Membro do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do CENIPA (Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da FAB. Iniciou como docente universitário em 1990 e responde pela coordenação do curso superior de Aviação Civil da Anhembi Morumbi desde 2003. Como Coordenador de Cursos de Pós Graduação, tem a seguinte experiência: 1. Criador da Pós Graduação em Planejamento e Gestão Aeroportuária, tendo sido ofertada pela primeira vez aos alunos In Company da LATAM, em 2007, a qual foi trazida para o modelo aberto, sendo que está respondendo pela Coordenação desde janeiro de 2014. 2.Coordenador da Pós Graduação em Segurança de Voo desde julho de 2013 e 3. Coordenador e criador do MBA – Gestão de Aviação Civil desde janeiro de 2017.

Eduardo Henn Bernardi

Eduardo Henn Bernardi

Cargo: Diretor do Departamento de Investimentos Secretaria Nacional de Aviação Civil
Instituição: Ministério da Infraestrutura
Palestra: “Panorama da Aviação Regional”


Natural de Porto Alegre/RS, Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília, cursando Mestrado Avançado em Gestão de Navegação Aérea (in company), trilha Aeroportos, na ENAC – Escola Nacional de Aviação Civil da França. Engenheiro pleno na Construtora Norberto Odebrecht até 1996. Engenheiro Coordenador da ANATEL até 2006. Especialista em Regulação da Aviação Civil na ANAC a partir de 2007.
Gerente da Gerência Técnica de Resposta à Emergência Aeroportuária (GTRE) entre 03/2012 e 11/2014, com atuação direta na consolidação da base regulatória do Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária e do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional para aeródromos. Membro brasileiro no Grupo de Trabalho de Resgate e Combate a Incêndio (RFFWG) e no Painel de Aeródromos (AP) da OACI entre 2011 e 2014. Instrutor em resposta à emergência aeroportuária e SGSO para aeródromos pela ANAC. Assessor Especial do Ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República até 03/2015, atuando desde 04/2015 como Diretor do atual Departamento de Investimentos na Secretaria Nacional de Aviação Civil (Ministério da Infraestrutura), com responsabilidade direta sobre as ações relacionadas a implantação e modernização da infraestrutura aeroportuária e aeronáutica civil e equipamentos do Programa de Aviação Regional do Governo Federal, bem como do acompanhamento dos investimentos efetuados pela INFRAERO com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

Eduardo Sanovicz

Eduardo Sanovicz

Cargo: Presidente
Instituição: ABEAR Associação Brasileira das Empresas Aéreas
Palestra: “Abertura – Boas-vindas e perspectiva econômica: transporte aéreo e a economia do turismo


Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, é graduado em história, doutor em Ciências da Comunicação e Professor Doutor do curso de Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Foi diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado, vice-presidente da International Congress & Convention Association, presidente da Embratur; presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, diretor de operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau e diretor de turismo da Prefeitura Municipal de Santos.

Elbson Quadros

Elbson Quadros

Cargo: Vice-presidente para América Latina
Instituição: SITA
Palestra: “Automação do passageiro na era digital”


Elbson Quadros é Vice Presidente da SITA para a América Latina – empresa líder mundial em soluções de TI e comunicações para a indústria de transporte aéreo. O executivo é responsável pela estratégia e resultados da empresa nos mais de 20 países da região e lidera a área de vendas e relacionamento com clientes e parceiros. Com mais de 20 anos de experiência, Elbson tem passagens pelas empresas IBM, Sabre, Atech (Grupo Embraer) e Indra. Sua experiência inclui Direção Executiva, Gestão Estratégica em TI, Vendas, Desenvolvimento de Negócios e Inovação.
Elbson possui MBA pela Universidade do Texas – Estados Unidos, Mestrado em Ciência da Computação pela  UNICAMP e Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa.

Elenice Fernandes

Elenice Fernandes

Cargo: Representante técnico de vendas
Instituição: Rayflex
Palestra: “Acessibilidade, transporte de pessoas e bagagem”


Representante técnico de vendas na Rayflex. Graduada em Administração de Empresas pela UNICSUL, graduada em Comunicação em Marketing pela Universidade Cidade de São Paulo. Na Rayflex desde 2004, atualmente na área de vendas técnicas e prestando consultoria para a área de marketing.

Emerson Granemann

Emerson Granemann

Cargo: CEO
Instituição: MundoGEO e DroneSHOW
Palestra: “Mercado de drones no Brasil e no Mundo


É fundador e atual CEO da MundoGEO, empresa promotora de eventos e geradora de conteúdo nas áreas de geolocalização e drones. É coordenador dos Fóruns Empresariais destes setores. Engenheiro cartógrafo formado pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou no setor de produção cartográfica, onde constatou a necessidade de conectar produtores e usuários da geoinformação. Decidiu então criar o evento MundoGEO Connect. Recentemente, percebendo o imenso potencial das aplicações dos drones, criou a DroneShow com foco no profissionalismo do setor e na segurança das operações.

Fabiana Todesco

Fabiana Todesco

Cargo: Especialista em Regulação de Aviação Civil
Instituição: Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC
Palestra: “Empresas Aéreas e Importador & Exportador”


Servidora pública estatutária: Especialista em Regulação de Aviação Civil (Lei n° 13.115, de 20 de abril de 2015 e à Lei n° 13.255, de 14 de janeiro de 2016) Data de início: 05/2017 Cedida para a Secretaria de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (SAC/MTPA) Diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Aeroportuária da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, código DAS 101.5, nomeada pela Portaria do Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República no 709, de 21 de julho de 2017, publicada no Diário Oficial da União, Seção 2, página 2.

Fabio Campos

Fabio Campos

Cargo: Diretor Executivo
Instituição: Embry Riddle
Palestra:“A importância da formação para o crescimento da aviação”


Fabio Campos é Diretor Executivo da Embry-Riddle Aeronautical University para a América do Sul e Central. Seu trabalho concentra-se em apoiar a indústria da aviação com os principais recursos de educação, pesquisa e desenvolvimento. Campos se formou em Ciências Aeronáuticas na PUC-RS e fez mestrado em Aeronáutica com foco em Aviação e Gestão Aeroespacial e Segurança na Embry-Riddle.

Fábio Magalhães

Fábio Magalhães

Cargo: Especialista em Regulação de Aviação Civil
Instituição: ANAC
Palestra: “IPFs e PGRFs: necessidade de alinhamento entre meio ambiente e segurança operacional”


Gerente Técnico de Desenvolvimento Aeroportuário da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Especialista em Regulação da Aviação Civil da ANAC desde 2008. É bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com mestrado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Atua na área de infraestrutura aeroportuária desde 2005, desempenhando principalmente as atividades de certificação, outorga, fiscalização e regulação. Atualmente é o representante do Estado Brasileiro no Wildlife Hazard Management Expert Group (WHMEG) da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Felipe Bonsenso

Felipe Bonsenso

Cargo: Sócio
Instituição: Costa, Albino & Lasalvia Sociedade de Advogados
Palestra: “Oportunidades, riscos e desafios no mercado latino-americano”


Felipe é sócio do escritório CAL em cooperação com HFW, especializado em direito aeronáutico. Em sua carreira, assessorou bancos brasileiros e estrangeiros no desenvolvimento e implementação de operações para aviação comercial e executiva, de arrendamentos simples a modelos altamente complexos, como o EETC – primeiro e único na América Latina. Esteve envolvido nas principais transações de aviação executiva na América Latina, acumulando experiência de mais de 200 transações de aviação comercial e mais de 50 transações de aviação privada.

Fernando Fetter

Fernando Fetter

Cargo: Diretor de Produto Aéreo
Instituição: Shenker
Palestra: “Perspectivas – Importador & Exportador


Atualmente ocupa a posição de Diretor de Produto Aéreo na DB Schenker Brasil.
Graduado MSc Transportes pela Universidade de Salford, Reino Unido, tem larga experiência em aviação de cargas e agenciamento, operações e vendas, adquirida ao longo de mais de 35 anos no mercado em empresas como a Dachser e Lufthansa Cargo.

Fethi Chebil

Fethi Chebil

Cargo: Airport PPP Project Expert
Instituição:
Palestra: “Terminal de aeroporto: nova modelagem impulsionada por um aumento na automação, comercialização e da evolução das demandas de passageiros”


Féthi Chebil é PhD em Engenharia Industrial e Matemática pela Escola Politécnica da Universidade de Montreal. Possui mais de 20 anos de experiência em projetos de aeroportos PPP: parceria e estrutura financeira, participação acionária, design, construção, operação e gestão. Desde 2007, o Dr. Chebil ocupou o cargo de Vice-Presidente de Aeroportos da SNC-Lavalin e, a partir de 2012, assessorou as Autoridades de Aviação Civil em MENA, CIS e Mongólia na implementação de privatizações, regulamentos econômicos e grandes projetos aeroportuários. O Dr. Chebil ganhou uma vasta experiência ao gerenciar o BOT Airport, projetar e construir grandes e complexos projetos de infraestrutura e apoiar os países e a administração da aviação nacional. Ele foi responsável pelo projeto de 2 bilhões de dólares e construção de projetos principalmente na América do Norte, Europa e África. O Dr. Chebil também esteve envolvido na definição de grandes programas governamentais, como a nova estrutura de governança para grandes projetos no Canadá, Reino Unido e EUA.
O Dr. Chebil é fluente em inglês, francês e árabe.

Flávio de Oliveira Silva

Flávio de Oliveira Silva

Cargo: Diretor de Tecnologia
Instituição: Kofre Motorola
Palestra: “Tecnologias para manuseio e segurança no controle de bagagens”


Engenheiro Mecatrônico, formado pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC-BA. Atuando no mercado de desenvolvimento e operação de tecnologias digitais há 19 anos, e atualmente ocupa as posições de Diretor de Tecnologia da empresa Kofre e CEO da Starup nTopus Possibilidades.

Flávio Tojal

Flávio Tojal

Cargo: Gerente Geral de Marketing
Instituição: Petrobrás
Palestra: “Desafios do biocombustível: estágio atual e avanços na América Latina


Engenheiro Mecânico formado pela UFRJ, com mestrado em Administração Pública pela FGV-Ebap e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ.
Gerente geral de marketing da Petrobras, com 38 anos de experiência em diversas áreas da indústria de óleo e gás: upstream, downstream, varejo e gás e energia.
Entre outras atribuições, está coordenando a iniciativa estratégica “Capturando oportunidades de mercado para BioQAv e Diesel Renovável”.

Francisco Lyra

Francisco Lyra

Cargo: Fundador
Instituição: Universidade Do Ar
Palestra:“A importância da formação para o crescimento da aviação”


Atua como piloto, comandante, piloto-chefe, diretor de operações e acumulou mais de 17.000h de vôo em jatos executivos e aviões comerciais. Sócio-diretor da CFLY Aviation. Sócio do projeto do Novo Aeroporto Executivo de Sao Paulo – NAESP / CATARINA, com a Construtora e incorporadora JHSF. Ex-Presidente da ABAG e atual Conselheiro Honorário. Ex membro do Conselho do IBAC, Ex membro do Standards Board do IS-BAO – Código de boas praticas da aviação executiva. Parceiro estratégico no Brasil da Embry-Riddle Aeronautical University e da Jet Aviation.

Fued Abrão

Fued Abrão

Cargo: Superintendente de Meio Ambiente
Instituição: Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária
Palestra: “Avaliação da eficiência dos PGRFs por meio de indicadores de risco de fauna


Possui graduação em Engenharia Ambiental (2004), mestrado em Ciências do Ambiente (2006), mestrado em Economia e Gestão Empresarial (2015) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ (2018). Atualmente é Superintendente de Meio Ambiente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero. Tem como áreas de interesse: gestão do meio ambiente aeroportuário, mudanças do clima e resiliência de aeroportos.

Giovani Amianti

Giovani Amianti

Cargo: CEO
Instituição: Xmobots
Palestra: “Tecnologia embarcada nos drones”


Engenheiro mecatrônico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Giovani Amianti começou a se interessar por drones em 2004, quando estava finalizando a graduação. Já idealizando a criação da XMobots, ele ingressou no mestrado da Poli tendo como projeto de pesquisa o desenvolvimento do VANT Apoena 1000B. Em 2007, Giovani fundou oficialmente a XMobots, empresa que nasceu incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da USP (Cietec-USP) e que atualmente está sediada na cidade de São Carlos, um dos maiores celeiros tecnológicos do Brasil.
Hoje ele atua como CEO da companhia, estando a frente de projetos já consagrados no mercado nacional de VANTs, como os drones Nauru 500C, o primeiro VTOL híbrido do mercado brasileiro e o Arator 5B primeiro equipamento para voos acima de 400 pés autorizado pela ANAC; além do já consagrado Echar 20D e outros projetos que transformaram a XMobots na principal empresa brasileira especializada em RPAs para mapeamento.

Gustavo do Canto Lopes

Gustavo do Canto Lopes

Cargo: Sócio
Instituição: Roland Berger
Palestra: “Nova modelagem impulsionada por um aumento na automação, comercialização e da evolução das demandas de passageiros


Gustavo do Canto Lopes é Sócio no escritório de São Paulo da Roland Berger. Ele lidera a prática de infraestrutura, tendo sido responsável por numerosos projetos em vários modais de transporte, incluindo aeroportos; ferrovia suburbana, regional, intercidade e de carga; hidrovia; rodovia; ônibus e metrô em vários países da LATAM e Europa. Acumulou experiência internacional na América Latina, Estados Unidos e Europa (sobretudo Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Luxemburgo). No Brasil trabalhou com poder público, operadores públicos e privados, bem como investidores nacionais e internacionais em tópicos desde planejamento estratégico e de negócio, melhoria de desempenho, M&A (buy e sell side), participação em rodadas de concessão, entre outros. Ele foi ainda Diretor de Investimentos para a América Latina e Country Manager da Rioforte, um grande family office  de origem Portuguesa com investimentos em Energia, Oil & Gas, Agribusiness, Imobiliário, Logística e Turismo. Nessa condição, foi presidente do conselho, conselheiro e executivo de várias empresas Brasileiras e Paraguaias. Gustavo do Canto Lopes é economista pela Nova School of Economics e possui um MBA pela Universidade de Stanford.

Gustavo Figueiredo

Gustavo Figueiredo

Cargo: Presidente
Instituição: GRU Airport
Palestra: “Abertura – Boas-vindas e perspectivas do novo governo para o setor


O CEO do GRU Airport é formado em Engenharia Civil pela UFRJ, mestre em Engenharia de Produção pela UFF e MBA em Logística pela COPPEAD-UFRJ. Está no Grupo Invepar desde 2011, onde atuou como Executivo de Desenvolvimento de Negócios e Diretor de Implantação no GRU Airport, do qual tornou-se presidente em 2016.

Gustavo Henric Costa

Gustavo Henric Costa

Cargo: Prefeito
Instituição: Prefeitura Municipal de Guarulhos
Palestra: “Boas-vindas e perspectivas do novo governo para o setor”


Gustavo Henric Costa, Guti, nasceu em 1984. É prefeito de Guarulhos entre 2017 e 2020. Formado em Direito pela FAAP e pós-graduado pela PUC. Foi o político mais jovem de Guarulhos tanto ao assumir o cargo de vereador em 2008 – com 23 anos – como à frente da administração da cidade.

Gustavo Sanches

Gustavo Sanches

Cargo: Superintendente de Tecnologia da Informação
Instituição: ANAC
Palestra: “Segundo o Air Transport TI Insights de 2018, o blockchain oferece múltiplos casos de uso, desde identificação de passageiros até emissão de bilhetes, rastreamento de ativos e gerenciamento de programas de passageiros frequentes. Quais são os desafios para implementação?”


Gustavo Sanches atualmente é Superintendente de Tecnologia de Informação da Agência Nacional de aviação civil – ANAC, onde atualmente coordena algumas iniciativas de transformação digital. Atualmente, coordena o desenvolvimento do projeto de Diário de Bordo Digital em Blockchain da ANAC. Antes de ingressar na ANAC, implementou a virtualização e a integração de sistemas em órgãos do Poder Judiciário brasileiro, como, por exemplo, STF, TST, TRF 1ª Região, e Enfam. Como gestor de tecnologia nos últimos 15 anos atuando em 5 organizações diferentes, foi um membro ativo de vários grupos de trabalho e comitês governamentais, a fim de melhorar a interoperabilidade e os dados de integração governamental. Teve a oportunidade de participar da implementação com sucesso de sistemas “sem papel” em quatro organizações governamentais. É formado em Direito, Análise de Sistemas e também possui Especialização em redes de computadores.

Hélgio Trindade Filho

Hélgio Trindade Filho

Cargo: Diretor de Mobilidade Urbana
Instituição: Digicon
Palestra: “Tecnologias disponíveis para processamento de passageiros”


Engenheiro Eletrônico pela PUC-RS e Mestre em Sistemas de Transportes pela UFRGS. Com 30 anos de experiência em tecnologia, iniciou na Digicon em 1989 como Estagiário, passando a Engenheiro de Projetos, Gerente de Produtos e atualmente é Diretor. Atuando no mercado de Controle de Trânsito, Estacionamentos Rotativos, Bilhetagem Eletrônica e Controle de Passageiros nos Aeroportos (e-Gates).

Ilya Khanikov

Ilya Khanikov

Cargo: Consultor Executivo
Instituição: McFly Alliance
Palestra: “Tendências do setor”


Empreendedor em série e investidor anjo com experiência em finanças corporativas. As áreas de especialização incluem liderança em inovação, arquitetura e investimentos comerciais, IoT e cidades inteligentes. Ele se formou na Universidade da Nortúmbria (Reino Unido) e na Universidade Estadual de Administração (Rússia), também Ph.D. em economia. Ele co-fundou e saiu de vários negócios internacionais do setor financeiro e de tecnologia. Sua última posição (em 2007) é vice-presidente regional de uma empresa internacional de investimentos públicos. Ele atuou na delegação das Nações Unidas sobre mudança climática e desenvolvimento sustentável, mentora startups de tecnologia no Silicon Valley Insiders Accelerator.

Jéssica Santos

Jéssica Santos

Cargo: Sócia-gerente na Yeb Inteligência de Mercado.
Instituição: Instituto Brasileiro de Aviação
Palestra: “Radiografia de Recursos Humanos para Aviação Civil”


Jéssica Santos é Secretária Executiva do Instituto Brasileiro de Aviação (IBA), Coordenadora Geral de conteúdo do Anuário Brasileiro de Aviação Civil e Sócia-Gerente da empresa Yeb Inteligência de Mercado onde trabalha há 9 anos com informações de alto valor para o mercado de aviação. Formada em Administração, possuí MBA pela FGV, e está cursando o Mestrado em Management pela Universidade de Harvard.

João Oliveira

João Oliveira

Cargo: Senior Business Consultant
Instituição: Vision Box
Palestra: “Open Talks Vision Box, Ambiente de inovação, fomento ao ecossistema de startups e cases de implementação”


João Oliveira é consultor sênior do mercado de controle de fronteiras e aviação, tendo dedicado os últimos 12 anos a apoiar governos, aeroportos e entidades privadas na melhoria de sua segurança e eficiência, implementando soluções de TI de ponta nas áreas de controle de fronteiras , Gerenciamento de Identidade Eletrônica, Biometria e Segurança.
Antes da Vision-Box ™, João Oliveira trabalhou como engenheiro de princípios em uma empresa de software house, com sede em Portugal, onde dirigiu vários projetos de segurança de TI para os mercados aeroespacial, de serviços públicos e financeiro, na Europa, África, América do Sul e Oriente Médio.

João Pita

João Pita

Cargo: Negócios Aéreos
Instituição: GRU Airport
Palestra: “A importância da cooperação nos setores da aviação e turismo”


Desde 2007 atuando no segmento, ocupa a posição de Gerente de Negócios Aéreos no GRU AIRPORT, tendo como principais responsabilidades o desenvolvimento de mercado aéreo e os serviços acessórios para as companhias aéreas dentro do aeroporto. Possui Doutorado em Engenharia de Transportes na Universidade de Coimbra / MIT-Portugal com especialização em Transporte Aéreo. Membro do Grupo de Especialistas de Slots da ACI e co-supervisor de duas pesquisas de doutorado.

Jorge Arruda

Jorge Arruda

Cargo: CEO
Instituição: Inframerica Brasil
Palestra: Em Breve.


Jorge Arruda ingressou no grupo Corporacion America em 2014 e é atualmente Chefe de Finanças Corporativas e M&A do grupo, e CEO da Inframerica Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência em banco de investimento, mais recentemente na Nomura atuando como CEO e Chefe de Banco de Investimento na América Latina.

José Ricardo Botelho

José Ricardo Botelho

Cargo: Diretor Presidente
Instituição: ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil
Palestra: “Abertura – Boas-vindas e perspectivas do novo governo para o setor


Empossado como diretor no dia 01/09/2015, com mandato até 19/03/2020. Foi nomeado como diretor-presidente em 13/04/2016. Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1992-1996), Pós Graduado em Ciências Criminais pela Universidade Jorge Amado (2003-2005) e em Gestão da Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia (2009). Delegado do Departamento de Polícia Federal desde 1999, possui graduação pela FBI National Academy (tendo obtido Certificate of Achievement in Criminal Justice Education, da University of Virginia) e Cursos pelo National Executive Institute NEI/FBI, com ciclos na Escola de Governo John F. Kennedy, na Universidade de Harvard. Atuou como Assessor do Ministro da Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, tendo recebido menção honrosa ao deixar o posto. Logo depois foi Chefe de Gabinete e Coordenador-Geral de Polícia Criminal Internacional onde coordenou as atividades da International Criminal Police Organization (Interpol) no Brasil, além dos acordos internacionais e cooperação jurídica da Polícia Federal. Também coordenou as adidâncias da Polícia Federal pelo mundo. Atuou como Secretário Nacional de Segurança para Grandes Eventos (Ministério da Justiça), de 2011 a 2012, com a responsabilidade de elaborar o plano de segurança e orçamentário do Brasil para os grandes eventos como a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016. Atuou na Delegação Diplomática Brasileira na ICAO (International Civil Aviation Organization) em Montreal, Canadá, como “Alternate Representative” no Conselho da ICAO/UN (2012-2015). Nesse período, também teve participação direta nas alterações do texto da Convenção de Tóquio, sobretudo nos assuntos relacionados ao In Flight Security Officer (IFSO). Participou dos trabalhos para a entrada do Brasil no Public Key Directory (PKD) da ICAO e na sistematização do API (Advanced Passenger Information) no país além de ter trabalhado em regras contra atos de interferência ilícita (AVSEC), todos em prol da aviação civil. Possui menção honrosa do Governo Japonês, além de reconhecimento por outstanding partineship da DEA e NCIS, bem como foi condecorado com as medalhas de amigo da Marinha e Almirante Tamandaré.

John R. Watret

John R. Watret

Cargo: Chancellor
Instituição: Embry-Riddle Aeronautical University
Palestra: 


Dr. John Watret, Chancellor da Embry-Riddle Aeronautical University, Worldwide, fornece liderança e orientação estratégica que promove o crescimento, mantém a integridade acadêmica e promove operações eficientes para a sede da Embry-Riddle Worldwide, em Daytona Beach, Flórida e os mais de 135 campus ao redor do mundo. Sob sua liderança, o campus Worldwide, que atende mais de 23.000 estudantes anualmente, observou um aumento em programas credenciados, uma expansão de professores e funcionários altamente qualificados e a introdução de iniciativas de pesquisa que ajudam a promover as relações da universidade por todo os Estados Unidos, Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Sul. Pela terceira vez, a Embry-Riddle Worldwide foi classificada como a número 1 nos Estados Unidos pelo U.S. News and World Report para programas de Bacharelado a distância e mantém a posição entre os cinco primeiros pelos últimos seis anos. Watret atua com organizações nacionais e internacionais, servindo como Presidente do Conselho de Diretores da Embry-Riddle Aeronautical University – Ásia Ltda. Em Cingapura; como membro nomeado do conselho para o Campus Online da Universidade da Florida; um membro eleito para o Conselho de Reguladores da Flight Safety Foundation; e como membro do conselho da Aerospace Alliance, Inc. Ele também é membro da Royal Aeronautical Society (FRAeS) e foi palestrante em várias conferências nacionais e internacionais.
Durante seus 26 anos de vínculo com a Universidade, Dr. Watret atuou em diversas funções administrativas incluindo a de professor titutar de matemática. Piloto privado licenciado, ele tem um Pd.D. e Mestrado em Ciências em Matemática, pela Texas A&M University, e um diploma de bacharel com honras pela Heriot-Watt University em Edimburgo, Escócia.

Juliano Nogueira

Juliano Nogueira

Cargo: Commercial director
Instituição: Nuctech
Palestra: “Technologies for handling and security in baggage control”


Juliano Nogueira é Diretor Comercial da Nuctech do Brasil, empresa líder mundial em soluções de inspeção de segurança. Lidera a área de vendas e relacionamento com clientes, sendo responsável pela estratégia e resultados do setor. Juliano foi responsável por numerosos projetos na área de aeroportos, presídios, portos, entre outros segmentos de segurança. Sua experiência inclui Direção Executiva, Desenvolvimento de Negócios, Inovações, Vendas, Ações promocionais, Gestão Estratégica e Avaliação de mercado. Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela universidade INATEL – MG, Graduação em Administração pela universidade FAI – MG.

Juliano Noman

Juliano Noman

Cargo: Diretor
Instituição: ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil
Palestra: “Oportunidades de negócios para empresas de low cost no Brasil”


É economista, formado pela Universidade de Brasília. Servidor público de carreira da ANAC, foi Gerente de Acompanhamento de Mercado, Superintendente de Regulação Econômica dessa Autarquia, Secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República – SAC/PR, Secretário de Navegação Aérea Civil da Presidência da República, Secretário de Navegação Aérea Civil da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República – SAC/PR. Atualmente integra a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.

Katherine Gonzalez

Katherine Gonzalez

Cargo: Project Manager
Instituição: Airside Safety Operations International
Palestra: “Ambiente de inovação, fomento ao ecossistema de startups e cases de implementação”


Gerente de Projetos com mais de 5 anos de experiência no setor de aviação. Gonzalez possui mestrado em engenharia industrial, DESS em gerenciamento de projetos e bacharelado em engenharia aeroespacial. Ela possui uma sólida experiência no local em operação e procedimentos de aeroportos, gerenciamento de projetos, sistema de gerenciamento de segurança, manutenção de sistemas de aeronaves e certificação de centros de treinamento técnico.

Kenneth Witcher

Kenneth Witcher

Cargo: Dean, College of Aeronautics
Instituição: Embry-Riddle
Palestra: “Como a tecnologia pode transformar a indústria aeroespacial e o mercado de transporte aéreo”


Dr. Ken Witcher é o reitor da Faculdade de Aeronáutica da Embry-Riddle Aeronautical University, Worldwide. Ele ocupa essa posição desde abril de 2013, mas é um membro dedicado ao corpo docente da Embry-Riddle desde 2004. Nesse cargo, Ken lidera uma equipe de mais de 700 professores que apoiam mais de 14.000 alunos matriculados em 19 cursos.

Leandro Rodrigues e Silva

Leandro Rodrigues e Silva

Cargo: Coordenador Geral de Planejamento e Estudos SAC
Instituição: Secretaria de Aviação Civil
Palestra: “Ambiente de inovação, fomento ao ecossistema de startups e cases de implementação”


Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Goiás (2003) e Mestrado em
Transportes pela Universidade de Brasília – UnB. Tem experiência na área de Transportes, atuando
principalmente nos seguintes temas: Planejamento de Transportes, Gestão dos Transportes, Regulação dos
Transportes, Fiscalização dos transportes, Pólos Geradores de Viagens, Engenharia de Tráfego, Modelagem.
Transporte Rodoviário de Passageiros, Transporte Aéreo e Planejamento do setor aeroportuário. Atualmente é
Especialista em Regulação pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e atua como Coordenador
Geral de Planejamento e Estudos da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, onde foi
responsável pelo desenvolvimento e publicação do primeiro Plano Aeroviário Nacional Brasileiro. (Texto

Ludmila Vanton Dias

Ludmila Vanton Dias

Cargo: Gerente de HSE (saúde, segurança e meio ambiente)
Instituição: Fraport
Palestra: “Impactos ambientais da operação aeroportuária


Ludmila Dias é Engenheira Química pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), Mestre em Gestão Ambiental pelo IPT – USP (Instituto de Pesquisas Tecnológicas – USP), nos temas: Princípios do Equador e Padrões de Desempenho do IFC (International Finance Corporation).
Possui forte experiência nas áreas Corporativa, Construção Civil, Petroquímica e Aeroportuária, com mais de 12 anos de experiência nas áreas de Meio Ambiente, Sustentabilidade, Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho, Gestão de Riscos e Gerenciamento de Projetos. Atualmente é Gerente de Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho na FRAPORT desde que iniciou suas operações no Brasil, sendo responsável pela área nos aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza.

Luiz Dalbelo

Luiz Dalbelo

Cargo: Gerente de Vendas para VANTs e Produtos de Alta Tecnologia
Instituição: Santiago & Cintra.
Palestra: “Tecnologia embarcada nos drones”


Graduação em Engenharia Cartográfica pela UNESP de Presidente Prudente.
Mestrado em Ciências Cartográficas pela UNESP de Presidente Prudente.
Atualmente: Gerente de Vendas para VANTs e Produtos de Alta Tecnologia da Santiago & Cintra.

Luiz Paulo da Silva Costa

Luiz Paulo da Silva Costa

Cargo: Gerente de Projetos
Instituição: Hobeco
Palestra: “Panorama da Aviação Regional”


Oficial Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira, piloto de caça, instrutor na Academia da Força Aérea, instrutor da Aviação de Caça e instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica. Como Administrador Público, desempenhou funções por três anos na Área de Infraestrutura da Academia da Força Aérea e concluiu uma pós-graduação em Administração de Empresas para Executivos. Como Subcomandante do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), com a responsabilidade de Ordenador de Despesas, Controle de Processos e Planejamento Orçamentário da Organização no ano de 2014. Entre 2005 e 2007, coordenação e planejamento de operações militares conjuntas da Força Aérea junto ao Ministério da Defesa, com a contribuição na elaboração do Manual de Doutrina de Emprego Conjunto das Forças Armadas na parte de Comando e Controle e execução da infraestrutura de C2 no âmbito do Ministério da Defesa e da Força Aérea. Como instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, atuou na formação de recursos humanos no curso de Política e Estratégia Aeroespaciais, na qualidade de coordenador do Exercício de Crise Internacional Político-Estratégica. Ex-doutorando em Administração no COPPEAD/UFRJ até 2018, Mestre em Estratégia e Geopolítica pelo Exército da Argentina e mestre em Ciências Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea. Possui, ainda, os cursos de Pós-Graduação em Administração Pública, Gestão de Processos, Estudos de Política e Estratégia e Política e Defesa. Entre os anos de 2015 e 2016 foi Gerente do Projeto de Software de Gestão do Ensino no Comando da Aeronáutica junto ao Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro e do Departamento de Ensino da Aeronáutica. A partir de 2018, gerencia, junto à HOBECO, os Projetos de Instalação de Estações Meteorológicas de Superfície Autônomas Automáticas junto à SAC e de AFIS-REMOTO na localidade de Barbacena, junto ao DECEA.

Lincoln de Almeida Rodrigues

Lincoln de Almeida Rodrigues

Cargo: Sócio Fundador e Evangelista
Instituição:  inCharge Soluções Aeroportuárias
Palestra: “Gestão de demandas e alocação de recursos aeroportuários, registro das operações e controle dos fornecedores em solo. Facilidade, padronização, segurança na gestão e compliance regulatório”


Administrador, PMP e com MBA em Projetos de Financiamento. Atua há 35 anos desenvolvendo projetos de TIC em diversas organizações do mercado brasileiro tais como MAPA, CONAB, Correios, Conglomerado BRB, UNICRED e Grupo Wiz. Há 18 anos atua fortemente no segmento de Automação Bancária e de Seguros.

Marcelo Nunes

Marcelo Nunes

Cargo: Coordenador dos Clusters Aeroespacial e TIC
Instituição: Parque Tecnológico São José dos Campos
Palestra: “Como a tecnologia pode transformar a indústria aeroespacial e o mercado de transporte aéreo”


Engenhario Florestal, Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos pela FAAP e Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Fatec Internacional, atuou por 05 anos no Sebrae-SP como consultor credenciado na área de Desenvolvimento Local e Territorial; Responsabilidade Empresarial e como facilitador do seminário desenvolvido pela ONU- Empretec, atua como Coordenador no Parque Tecnológico São José dos Campos à 10 anos na área de desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais, responsável pela criação e coordenação atual do APL Aeroespacial e de Defesa e do APL de Tecnologia da Informação e Comunicação

Marco Barbosa

Marco Barbosa

Cargo: Associate technical Sales Manager
Instituição: L3 Harris
Palestra: “Tecnologias para manuseio e segurança no controle de bagagens”


Marco Barbosa é especialista em security tendo trabalhado nos maiores fabricantes de soluções de escaneamento de bagagens, nos últimos 14 anos. Possui graduação em Eng. de Controle e Automação pela UNB, Mestrado em Eng. Aeronáutica pelo ITA e Supervisor de Radioproteção pela CNEN. É responsável pela parte comercial da L3Harris SDS no Brasil e Ilhas do Caribe e responsável técnico e de radioproteção da L3Harris no Brasil.

Marco Lanna

Marco Lanna

Cargo: Arquiteto sênior e Gerente de Projeto
Instituição: KAAN Architecten e em KL AIR.
Palestra: “Terminal de aeroporto: nova modelagem impulsionada por um aumento na automação, comercialização e da evolução das demandas de passageiros”


Doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto sênior em KAAN Architecten – Roterdam e Gerente de projeto em KL AIR. Principais projetos: New Amsterdam Courhouse – Amsterdam (em construção); Netherlands Supreme Court – The Hague (acabado em 2016); Crematório Siesegemkouter – Aalst (BE) (acabado 2019); Renovação Rijnstraat 8 – The Hague (concurso). KL AIR é um consórcio formado por KAAN Architecten, Estudio Lamela, ABT e INECO trabalhandono desenho para o novo Terminal do Aeroporto de Amsterdam – Schiphol.

Marcos Roberto Peçanha dos Santos

Marcos Roberto Peçanha dos Santos

Cargo: Chefe da Subdivisão de Organização e Gerenciamento do Espaço Aéreo (AOM)
Instituição: Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea
Palestra: “A otimização das operações no Aeroporto de Guarulhos – Projeto AGILE GRU”


Controlador de Tráfego Aéreo desde 1999, Bacharel em Ciências Aeronáuticas (2004) pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Tecnólogo em Gerenciamento de Tráfego Aéreo (2006) pelo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). Atua como Membro do Brasil no Separation and Airspace Safety Panel (SASP) da OACI, como Membro Substituto do DECEA no Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA) e como Coordenador do DECEA nos Projetos AGILE GRU e AGILE RIO. Atualmente se dedica, principalmente, aos seguintes temas: planejamento do espaço aéreo, capacidade ATC e gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo.

Marcus Vinicius do Amaral Gurgel

Marcus Vinicius do Amaral Gurgel

Cargo: Superintendente de Gestão da Navegação Aérea
Instituição: Infraero
Palestra:


O Superintendente de Gestão da Navegação Aérea da Infraero é servidor de carreira e Especialista em Gestão de Navegação Aérea. Pós-graduado em Gestão da Aviação Civil pela Universidade de Brasília – UNB, possui 34 anos de experiência no ramo, tendo atuado na área operacional e gerencial na atividade de Navegação Aérea, sendo responsável pela gestão de 61 Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo – EPTA, em todo o território nacional. Iniciou sua formação profissional na Força Aérea Brasileira, no ano de 1985, no controle do tráfego aéreo, passando também pela empresa Telecomunicações Aeronáuticas S.A. – TASA, empresa dedicada exclusivamente à gestão da navegação aérea civil, como prestadora de serviços de navegação aérea. Na Infraero, atuou nas funções de Assessoria, Coordenadoria e Gerência, sempre na atividade de Navegação Aérea. É Auditor-Líder da Qualidade, tendo liderado processos de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade com foco em Navegação aérea e Sistema de Gestão da Segurança Operacional – SGSO.

Mariane Biz

Mariane Biz

Cargo: Proprietária
Instituição: ProHabitat
Palestra: “A importância da capacitação dos profissionais que atuam no Gerenciamento de Risco de Fauna em aeródromos


Bióloga (UNICAMP), mestre em Ecologia (USP). Especialista em Sustentabilidade (FIA). Especialista em Ecologia e Transportes. Certificada pelo USDA (Advanced Airport Wildlife Hazard Management Training Course), reconhecido pela FAA. Proprietária da ProHabitat. Integrante da Diretoria da REET Brasil.

Martha Torres

Martha Torres

Cargo: Diretora e líder da prática de Travel & Transport no Brasil
Instituição: L.E.K
Palestra: “O custo de voar no Brasil


Martha é Diretora da L.E.K. Consulting, líder da prática de Travel & Transport no Brasil. Com mais de 10 anos de experiência em consultoria, ela também atua em projetos de estratégia, automotivos e bens de consumo. Martha é graduada em Engenharia Eletrônica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e trabalhou como gerente de projetos na Strategy & (formerly Booz & Company) antes de ingressar na L.E.K. Consulting.

Mauricio Coelho

Mauricio Coelho

Cargo: Air Freight Director
Instituição: DHL
Palestra: “Mesa Redonda com Todos os participantes”


Mauricio Coelho, Economista formado pela PUC-Campinas com pos-graduação em gestão empresarial na FGV, atualmente diretor de carga aérea da DHL Global Forwarding Brazil, empresa do grupo Deutsche Post DHL lider global em frete aéreo e marítimo.

Mauricio Siqueira

Mauricio Siqueira

Cargo: Vice Presidente
Instituição: IDS
Palestra: “Tecnologias de detecção de Drones nos aeroportos”


Mauricio tem uma trajetória de duas décadas na companhia. Em 2000, foi o responsável por abrir a primeira divisão da IDS no Brasil, em 2006 foi convidado a participar como sócio da subsidiária brasileira da IDS, para atuar também na Argentina, e, de lá, expandir para Chile e Peru. Em 2010, iniciou as atividades da divisão de navegação aérea e desde de então vem trabalhando fortemente com o DECEA, no processo de automatização dos processos de geração das informações aeronáuticas. Formado em Engenharia Elétrica e com MBA em Gerenciamento de Negócios para Executivos na FGV/SP, o executivo tem um perfil empreendedor e começou a atuar como executivo ainda jovem, quando iniciou sua carreira no setor elétrico.

Ministro Tarcísio Gomes de Freitas

Ministro Tarcísio Gomes de Freitas

Cargo: Ministro
Instituição: Ministério da Infraestrutura
Palestra: “Abertura – Boas-vindas e perspectivas do novo governo para o setor


O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, é graduado em Engenharia Civil, bacharelado em Ciências Militares, possui especialização em Gerenciamento de Projetos e Ciências Militares e mestrado em Engenharia de Transportes. Foi Secretário de Coordenação de Projetos do Programa de Parcerias e Investimentos, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, Diretor Geral Substituto e Diretor Executivo do DNIT, Coordenador-Geral de Auditoria da Área de Transportes e Assessor do Diretor de Auditoria de Área de Infraestrutura da CGU, Chefe da Sessão Técnica da Companhia de Engenharia de Força e Paz e Engenheiro do Exército.

Patrícia Iglecias

Patrícia Iglecias

Cargo: Diretora-Presidente
Instituição: CETESB
Palestra: “Boas vindas e leitura de Carta Manifesto sobre o setor: avanços e desafios”


Diretora-Presidente da CETESB Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Formação acadêmica: possui titulação de Livre-docência, Doutorado e Mestrado pela Universidade de São Paulo – USP. Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em seu trajeto profissional, tem atuação como Superintendente de Gestão Ambiental e Professora Associada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo desde 2009, com larga experiência na carreira acadêmica, em projetos de pesquisa, publicação de artigos em periódicos, livros publicados, participação e moderação de eventos e entrevistas entre outros. Foi Secretária de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, no período de 2015 a 2016. Em suas premiações e títulos, recebeu o Destaque Sustentabilidade – WOCA 2018 – em tributo e reconhecimento pela carreira em prol da gestão ambiental e atuação no programa Cidades do Pacto Global da ONU, GCSM – Global Council of Sales Marketing.

Paul Malicki

Paul Malicki

Cargo: CEO
Instituição: Flapper
Palestra: “Business Aviation Trends”


CEO da Flapper, primeiro marketplace de aviação executiva do Brasil, Paul já foi responsável pelo marketing e alianças globais da Easy Táxi, adquirida pela Cabify. Além disso, foi consultor de diversas empresas de tecnologia, incluindo Nubank, Farfetch.com e Mastercard. Com uma vasta experiência internacional, vivência em 8 países e domínio de 7 idiomas, Paul possui um diploma duplo de mestrado e graduação em universidades taiwanesas, suecas e polonesas. Em 2017 foi selecionado ao prêmio “Forbes Under 30” e é autor do Guia para CMO’s, chamado “The Chief Mobile Officer”.

Paula Faria

Paula Faria

Cargo: Sócia-diretora
Instituição: Sator
Palestra:


Paula Faria é sócia-diretora da Sator. A executiva tem idealizado e estado à frente de grandes projetos fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, tais como: Airport Infra Expo, Fórum de Mobilidade, PPP Awards & Conference, IBAS – International Brazil Air Show e, mais recentemente, o Connected Smart Mobility. Em 2015, lançou o Connected Smart Cities, plataforma que envolve empresas, entidades e governos, tendo como missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam pequenas ou megacidades.

Pedro Bruno Barros de Souza

Pedro Bruno Barros de Souza

Cargo: Secretário de Aeroportos e Energia
Instituição: Programa de Parcerias e investimentos da Presidência da República
Palestra: “Próximas rodadas de concessões dos aeroportos brasileiros e estruturação de PPP´s de aeroportos”


Pedro Bruno Barros de Souza é Secretário de Coordenação de Energia e Aeroportos da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) da Presidência da República (SEGOV/PR). Responsável por coordenar os projetos dos setores de energia, óleo e gás, mineração e aeroportos da carteira do PPI. É Funcionário de carreira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) onde atuou como assessor do Gabinete da Presidência e coordenador do Escritório de Projetos. Foi funcionário da Petrobras e da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais, além de ter trabalhado com consultoria focada em gestão.  É mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e em Gestão Internacional pela Université Pierre Mendès (França).  É bacharel em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP-MG).

Pedro Scorza

Pedro Scorza

Cargo: Diretor de Biocombustíveis de Aviação e & Assessor Técnico para Combustíveis Renováveis
Instituição: Ubrabio – União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene & GOL
Palestra: “Desafios do biocombustível: estágio atual e avanços na América Latina


Pedro Rodrigo Scorza é Consultor Sênior para Combustíveis Alternativos e Sustentabilidade e Comandante de Aeronaves da GOL Linhas Aéreas S.A. Atualmente exerce a função de Diretor de Renováveis para Aviação na Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), é membro efetivo do Environment Committe (EnCom) da IATA e do Fórum Brasileiro de Mudança Climática (FBMC).
Pedro começou sua carreira profissional em 1989 e trabalha na GOL desde 2006. Pedro Scorza é graduado em Analise de Sistemas pela PUC-RS, Mestre em Administração pela UFRGS, cursa o doutorado em Bioenergia na Unicamp.

Philippal Althaus

Philippal Althaus

Cargo: Representante
Instituição: Runway Safe
Palestra: “Pavimento, sinalização e iluminação de pista- Novas tecnologias para pavimentos: SMA; melhoria no nível de atrito e drenagem, entre outras”


Philipp Althaus é engenheiro de construção, com pós-graduação em administração de empresas. É atualmente o diretor da KIBAG Airfield Construction em Zurique na Suíça. Com a sua empresa, ele realiza obras de grande complexidade na infraestrutura aeroportuária na Europa.
Da mesma forma, a KIBAG, sob a direção de Philipp Althaus, juntamente com a suéca Runway Safe, instalam sistemas EMAS (Engeniered Material Aresting System) na Europa, incluindo o maior EMAS do mundo no Aeroporto de Zurique.
No Brasil, Philipp Althaus representa a empresa Runway Safe, proprietária da patente do greenEMAS.

Ricardo Bernardi

Ricardo Bernardi

Cargo: Sócio Fundador
Instituição: Bernardi & Schnapp Advogados
Palestra: “A abertura do mercado de aviação brasileiro para investidores estrangeiros”


Sócio fundador da Bernardi & Schnapp Advogados, Ricardo Bernardi possui ampla experiência em direito aeronáutico. Sua atuação abrange toda a gama do direito aéreo, incluindo litígios relacionados a acidentes aéreos, ações de passageiros, ações de carga, contencioso comercial, direito regulatório aeronáutico e questões concorrenciais. Devido a sua experiência, Ricardo foi indicado como membro da comissão criada pelo Senado Federal Brasileiro para redigir projeto de lei do Novo Código Brasileiro de Aeronáutica.
Ricardo Bernardi contribuiu com o capítulo intitulado “A Regulação Aeronáutica: Transporte Aéreo Regular” no livro “Regulação da Economia no Brasil, de 2003, e o capítulo “Infraestrutura Aeroportuária no Contexto do Direito do Ambiente” para o livro” Infraestrutura no Direito do Ambiente, publicado em 2016. Ele também contribuiu com o capítulo Brazil para The Aviation Law Review, publicado pela Law Business Research, London, em 2013. Ele tem escrito artigos e palestrado sobre direito aeronáutico em diversas instituições e universidades, incluindo a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), a International Air Transport Association (IATA), a Latin American and Caribbean Air Transport Association (ALTA), a American Bar Association (ABA) e a Sociedade Brasileira de Direito Aeronáutico (SBDA). Ele também é consultor da SBDA, instituição brasileira mais antiga dedicada ao estudo do direito aeronáutico (fundada em 1942).

Ricardo Bezerra

Ricardo Bezerra

Cargo: Diretor
Instituição: ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil
Palestra: “Panorama dos serviços de transporte aéreo


Ricardo Sérgio Maia Bezerra é graduado em Direito e em Administração de Empresas e possui Pós-Graduação em Gestão da Aviação Civil pela UnB. Em sua carreira, atuou como consultor Jurídico da FGV, foi assessor da Procuradoria Jurídica e da Superintendência de Segurança Aeroportuária da Infraero, além de Assessor da Diretoria da CONAB. Atualmente é Diretor da ANAC.

Ricardo Catanant

Ricardo Catanant

Cargo: Superintendente
Instituição: ANAC
Palestra: “Oportunidades, riscos e desafios no mercado latino-americano”


Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. É servidor de carreira do primeiro concurso público da ANAC (2007), como Especialista em Regulação da Aviação Civil. Foi assessor jurídico na Infraero, assessor de Ministro (STJ) além de ser Gerente-Geral de Outorgas de Serviços Aéreos, Gerente de Normas e Projetos e Superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos na ANAC. É membro do Painel de Regulação do Transporte Aéreo da OACI e Membro da Comissão do Senado Federal de Reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica.

Ricardo Elias Maluf

Ricardo Elias Maluf

Cargo: Sócio Fundador
Instituição: Maluf e Rodrigues
Palestra: “A abertura do mercado de aviação brasileiro para investidores estrangeiros”


Advogado e sócio fundador da Maluf e Rodrigues Advogados, com mais de 30 anos de experiência em Direito Aeronáutico Internacional. Consultor jurídico e representante legal de companhias aéreas internacionais no Brasil. Participa de comitês de estudos em associações relacionadas à Aviação Civil no Brasil e em outros países.

Ricardo Miguel

Ricardo Miguel

Cargo: Diretor Presidente
Instituição: ABESATA – Associação Brasileira das Empresas de. Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo
Palestra: “Panorama dos serviços de transporte aéreo”


Mestre em transporte aéreo e aeroportos, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, Bacharel em Ciências Jurídicas, Professor de Direito Aeroespacial, Piloto de Linha Aérea, Especialista em investigação de acidentes aeronáuticos, membro titular do Conselho Consultivo da ANAC e Diretor-presidente da ABESATA.

Ricardo Pinto

Ricardo Pinto

Cargo: Consultor Sênior de Marketing
Instituição: Petrobrás
Palestra: Em Breve.


Ricardo Pinto é Engenheiro Químico e Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ingressou na Petrobas em 1985 e atuou por 20 anos no Centro de Pesquisas (CENPES) no desenvolvimento de processos e produtos de refino e petroquímicos. Desde 2001, vem trabalhando com qualidade e processos de produção de biocombustíveis.
Atualmente, é Consultor Senior da Gerência de Desenvolvimento de Produtos na área de Marketing e Comercialização.

Ricardo Sampaio S. Fonseca

Ricardo Sampaio S. Fonseca

Cargo: Diretor de Políticas Regulatórias Secretaria Nacional de Aviação Civil
Instituição: Ministério da Infraestrutura
Palestra: “Próximas rodadas de concessões dos aeroportos brasileiros e estruturação de PPP´s de aeroportos”


Ricardo Fonseca é economista, com MBA em Finanças e mestrado em Economia. Faz parte da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal, tendo ocupado vários cargos no setor. Desenvolveu trabalhos na área de regulação de acesso a infraestruturas congestionadas, análises concorrenciais, definição de regras de participação em leilões e estruturação dos blocos aeroportuários nos recentes processos de concessão.
Atualmente é Diretor de Políticas Regulatórias da Secretaria Nacional de Aviação Civil e, portanto, responsável pela estruturação do programa de concessões de aeroportos e pela definição de diretrizes de políticas públicas para a regulação econômica dos ativos. Também dentre as atividades desenvolvidas está a adoção de medidas que contribuam para a melhoria do ambiente de negócios dos serviços aéreos no Brasil a fim de alcançar um desenvolvimento sustentável da aviação doméstica e internacional

Roberto José Silveira Honorato

Roberto José Silveira Honorato

Cargo: Superintendente
Instituição: Superintendência de Aeronavegabilidade – ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil
Palestra: “Panorama e tendências da indústria de MRO na América Latina


É Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduado em Gestão da Aviação Civil pela Universidade de Brasília. Atuou com aviônicos por 10 anos na indústria de manutenção e engenharia. É servidor de carreira do primeiro concurso da ANAC, como Especialista em Regulação da Aviação Civil. Atou desde de 2011 a 2016 como Gerente Técnico de Processo Normativo e atualmente é responsável pela Superintendência de Aeronavegabilidade.

Robson Laube Roque Moreira

Robson Laube Roque Moreira

Cargo: Adjunto do Chefe da Divisão de Operações
Instituição: Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo
Palestra: “Reestruturação do espaço aéreo da Área Terminal São Paulo – Projeto TMA-SP Neo”


Bacharel em Ciências Aeronáuticas, formado no ano de 2002 pela Academia da Força Aérea. Possui Pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade da Força Aérea e é Piloto Inspetor do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro desde 2013. Foi Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Paulo no Biênio 2016-2017.

Ronei Glanzmann

Ronei Glanzmann

Cargo: Secretário da Aviação Civil
Instituição: Ministério da Infraestrutura
Palestra: “SPOTLIGHT: Perspectiva econômica para a aviação no Brasil


Ronei Glanzmann é economista do Banco Central do Brasil, pós-graduado em Análise Macroeconômica e MBA em Mercado de Capitais. Entre 2006 e 2011 trabalhou na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável pela Gerência de Acompanhamento de Mercado, e representou o Brasil no Painel de Estatística da OACI. Desde 2011 na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), chefiou o Departamento de Outorgas e Patrimônio (2011/2017) e o Departamento de Políticas Regulatórias (2017-2019), liderando o programa de concessões aeroportuárias. Recentemente assumiu como Secretário, no Ministério da Infraestrutura. Entre 2012 e 2016 foi Vice-Presidente do Conselho de Administração do Aeroporto de Brasília e integrou a Comissão de Especialistas do Senado Federal para Revisão do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA).

Rubens Pereira Leitão Filho

Rubens Pereira Leitão Filho

Cargo: CEO
Instituição: ORBITAL
Palestra: “Avanços na padronização e certificação do setor


Rubens é formado em Marketing e Administração e possui pós-graduações nas áreas de Gestão e Finanças. Com vasta experiência em posições de liderança e direção de negócios, especialmente no setor de serviços aeroportuários, onde atua há mais de 20 anos, atualmente é o CEO da Orbital. Uma das maiores empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo no Brasil, pertencente ao grupo WFS, um dos maiores no segmento mundial, com sede na França. Rubens também já atuou como palestrante em matérias relacionadas à aviação civil, e professor da matéria de finanças em cursos de pós-graduação.

Rui Aquino

Rui Aquino

Cargo: Presidente
Instituição: Two Flex
Palestra: “Panorama da Aviação Regional”


Formado em Administração de Empresas ( Universidade Gama Filho- RJ )
Trabalhou nas seguintes Empresas:
Motores Rolls Royce Ltda ( São Bernardo do Campo – SP )
Motortec Industria Aeronautica S/A ( Rio de Janeiro – RJ )
TAM – Aviação Executiva S/A ( São Paulo – SP )
FlexAero Taxi Aereo Ltda ( Jundiaí – SP )
TWOFLEX Táxi Aéreo Ltda ( Jundiaí – SP )
Participou ativamente da ABAG pelos últimos 30 anos, como Presidente e Membro do Conselho de Administração. Participou ativamente do IBAC , como Membro do Conselho de Administração e Chairman of The Board (2 vezes).

Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior

Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior

Cargo: Presidente
Instituição: Infraero
Palestra: “Lições aprendidas com os dez primeiros aeroportos concedidos


Presidente da Infraero. Ex-diretor da Anac. Piloto com mais de 4 mil horas de voo e mais de 50 anos dedicados à aviação brasileira. Especialista em política e estratégia aeroespaciais. Pós-graduado em ciências militares. Ingressou na FAB em 1969 onde ocupou diversos cargos, chegando a Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.
Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea e em Matemática, com área de concentração em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui especialização em Política e Estratégia Aeroespaciais e pós-graduação em Ciências Militares, ambos pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), além de curso de especialização de oficiais pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EAOAR). Ingressou na Aeronáutica em 1969, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), tendo atuado em diversas funções. Especificamente com relação à aviação civil, atuou no antigo Departamento da Aviação Civil (DAC), onde foi vice chefe de Tecnologia da Informação, chefe do Subdepartamento de Operações e chefe do Subdepartamento de Serviços Aéreos. Em 2007, atuou como diretor na Diretoria de Material Aeronáutica e Bélico (DIRMAB). No ano de 2010, assumiu o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). Em 2011, esteve à frente do Estado-Maior do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR). Durante o período de 2012 até 2014 foi Comandante do Comando-Geral de Apoio (COMGAP). A partir do ano de 2015, tornou-se Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Já em 2016, assumiu uma das diretorias da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde permaneceu até 2018. Com mais de quatro mil horas de voo, já pilotou mais de onze aeronaves distintas, tendo voado o jato AT-26 Xavante, o B-737 Boeing e o caça F-103 Mirage III E & D como piloto de Defesa Aérea, atingindo o nível de líder de Grupo de Aviação de Caça. Foi piloto inspetor (INSPAC) na VARIG, VASP e TAM. O Tenente-Brigadeiro do Ar Paes de Barros também participou da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI).

Tenente Brigadeiro Domingues

Tenente Brigadeiro Domingues

Cargo: Diretor Geral
Instituição: DECEA – Departamento De Controle De Tráfego Geral
Palestra: “Plenária – Boas-vindas e perspectivas do novo governo para o setor”


O tenente-brigadeiro domingues é natural do rio de janeiro, nasceu em 12 de julho de 1959, é praça de 03 de março de 1975, tendo sido declarado aspirante-a-oficial aviador em 10 de dezembro de 1981. Foi promovido ao atual posto de tenente brigadeiro ar, em 31 de julho de 2017. É casado com a sra lívia maria sousa gurgel de freitas e tem 03 filhas: deniza, débora e daniela.
Realizou todos os cursos regulamentares de carreira.

Tenente Weber Galvão Novaes

Tenente Weber Galvão Novaes

Cargo: Tenente
Instituição: CENIPA
Palestra: “Boas vindas e leitura de Carta Manifesto sobre o setor: avanços e desafios


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Mestrado em Zoologia também pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Doutorado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA. Foi coordenador do Programa Fauna nos Aeroportos Brasileiros no Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes, entre 2011 e 2014, e Aeroporto Internacional de Salvador – Luiz Eduardo Magalhães entre abril e dezembro de 2014. Atualmente é Segundo Tenente Biólogo da Força Aérea Brasileira, atuando no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), na Assessoria de Gerenciamento de Risco de Fauna. Atua nas áreas de Zoologia e Ecologia com ênfase em Controle Populacional de Animais, Gerenciamento de Risco de Fauna em aeródromos; manejo de fauna silvestre; ecologia de aves; e ecologia de populações de urubus.

Thiago Meirelles Fernandes Pereira

Thiago Meirelles Fernandes Pereira

Cargo:  Secretaria Nacional de Aviação Civil
Instituição: Ministério da Infraestrutura
Palestra: “Inovações tecnológicas promovidas no setor público de aviação.”


Graduado em Administração, pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) e mestrando em Gestão da Navegação Aérea, trilha Aeroportos, pela Escola Nacional de Aviação Civil da França (ENAC). Profissional com experiência de 15 anos na área de aviação civil no Governo Federal e, desde 2007, servidor de carreira da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, atualmente cedido ao Ministério da Infraestrutura. Ocupou o cargo de Coordenador Geral de Convênios no Departamento de Gestão do PROFAA da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República – SAC/PR (2012 a 2014) e de Assessor Técnico na Secretaria-Executiva da SAC/PR (2014 e 2015). Trabalhou na coordenação do planejamento do setor aéreo para os Jogos Rio 2016, na função de Coordenador do Comitê Técnico de Operações Especiais – CTOE da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias – CONAERO, e atualmente exerce o cargo de Coordenador Geral de Facilitação e Desempenho Operacional no Departamento de Planejamento e Gestão da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura.

Thiago Nykiel

Thiago Nykiel

Cargo: CEO
Instituição: Infraway Engenharia
Palestra: “Próximas rodadas de concessões dos aeroportos brasileiros e estruturação de PPP´s de aeroportos


Thiago Nykiel, presidente e sócio fundador da INFRAWAY Engenharia, é especialista em projetos de infraestrutura aeroportuária. Graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Thiago possui mais de nove anos de experiência e foi um dos responsáveis pelos estudos de concessão dos últimos 14 aeroportos concedidos pelo Governo Federal Brasileiro.

Tiago Porto Aranha

Tiago Porto Aranha

Cargo: Analista Ambiental
Instituição: Aeroportos Brasil Viracopos
Palestra: “Qual a eficácia do manejo de fauna em aeródromos? Um estudo de caso no aeroporto de Viracopos”


Formado em ciências biológicas e mestre em ecologia, atua na área ambiental e como responsável técnico pela fauna no Aeroporto Internacional de Viracopos há 9 anos. Possui experiência no monitoramento e manejo (direto e indireto) de fauna, bem como na elaboração/implantação de Programa de Gerenciamento do Risco da Fauna em aeródromos (IPF/PGRF/PMFA).

Tiago Sousa Pereira

Tiago Sousa Pereira

Cargo: Superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos
Instituição: ANAC
Palestra: “Lições aprendidas com os dez primeiros aeroportos concedidos”


Tiago Sousa Pereira é atualmente o Superintendente da Superintendência de Regulação Econômica do Aeroporto da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Essa Superintendência é responsável por conduzir os processos de licitação de concessão de aeroportos federais e por supervisionar esses contratos de concessão. Antes, na ANAC, ocupou outros cargos, como Superintendente da Superintendência de Planejamento Institucional e Assessor do Diretor Presidente. Também trabalhou no Banco Central do Brasil e no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. É funcionário público de carreira como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Executivo Governamental) e Professor da Graduação em Administração Pública do Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP). Tiago Sousa Pereira é Economista, com mestrado na Universidade de Brasília, onde atualmente cursa Doutorado.

Uilian de Andreis

Uilian de Andreis

Cargo: Representante BR4Science
Instituição: BR4Science
Palestra: “Fauna, meio ambiente e solo”


Uilian de Andreis
https://www.linkedin.com/in/uandreis/
Biomédico – UNESP
Doutor em Farmacologia – UNESP
MBA Gestão Empresaria – FGV
CEO Grupo Br4

Grupo Br4
Representante Trilo no Brasil
https://www.linkedin.com/company/grupobr4
Facebook e Instagram – @br4science

Wanderley Galhiego Jr.

Wanderley Galhiego Jr.

Cargo: Diretor de Novos Negócios e Inovação
Instituição: Socicam
Palestra: “Lições aprendidas com os dez primeiros aeroportos concedidos


Administrador de empresa com MBA’s em Gestão de Negócios pela Faculdade de Informática e Administração Paulista e Finanças pela Fundação Instituto de Administração. Executivo responsável há 6 anos pela área de Novos Negócios da Socicam, possui ampla experiência no desenvolvimento de contratos de concessões em terminais de passageiros, aeroportos, portos e de infraestruturas sociais e serviços. Desde 2018, responde pelas áreas de inovações tecnológicas e comunicação corporativa da Socicam.

EDIÇÃO 2019

PATROCÍNIO PLATINUM

HOST EDUCATION

PATROCÍNIO DIAMANTE

PATROCÍNIO OURO

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO BRONZE

PATROCÍNIO APOIO

PARCEIRO ESTRATÉGICO

APOIO INSTITUCIONAL ESTRATÉGICO

APOIO INTERNACIONAL

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

APOIO DE MÍDIA INTERNACIONAL

EVENTO PARCEIRO

REALIZAÇÃO

CORREALIZAÇÃO