a


Don’t _miss

Wire Festival

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam blandit hendrerit faucibus turpis dui.

O que você está procurando?

Palestrantes

André Barros Potengy

André Barros Potengy

Cargo: COO
Instituição: Teriva Consulting
Palestra: “Limpeza, conservação da pista, fauna, meio ambiente e solo


Mais de 20 anos em Gestão de TI e Compliance em empresas como Itaú, White Martins, Grupo Abril e AmBev. Desenvolve negócios com empresas de aviação e defesa e soluções baseadas em Big Data e IA. Mentor de startups e membro do Gávea Angels. Engenheiro de Computação – IME, Mestre em Informática – PUC e Pós-Graduado em Finanças – FGV.

Andreea Pal

Andreea Pal

Cargo: CEO
Instituição: Fraport Brasil
Palestra: “Lições aprendidas com os dez primeiros aeroportos concedidos


Desde outubro de 2017 Andreea Pal é a CEO da Fraport Brasil responsável pelos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre.
De 2010 a 2017 Sra. Pal foi Diretora Geral Adjunta, responsável pelas finanças e TI da Northern Capital Gateway, empresa que administra o Aeroporto de Pulkovo em São Petersburgo, Rússia. A empresa concluiu com sucesso um programa de investimentos no valor de 1,2 bil EUR. Como Diretora Administrativa da Dorsch Gruppe, uma das maiores consultoras de engenharia independentes alemãs, Andreea Pal foi responsável pelas divisões Água e Meio Ambiente, Transporte e Infraestrutura, Aeroportos, Engenharia de Estruturas e Plantas Industriais, Sra. Pal adquiriu uma extensa experiência no desenvolvimento de infraestrutura como Vice-Presidente sênior da divisão de investimentos globais e na Gestão da Fraport AG entre 2001 e 2009. Ela era encarregada de administrar uma carteira de mais de vinte empresas com uma receita anual de 700 milhões EUR. Ela integrava o conselho executivo de vários aeroportos da Europa, Ásia e América do Sul.
Anteriormente, Andrea Pal foi vice-presidente do Centro de MultiUtilidades RWE AG em Essen, diretora de tecnologia da TESSAG em Frankfurt e chefe da Lahmeyer Energy Solutions em Frankfurt e responsável pelos investimentos em infraestrutura de energia na Alemanha e na Europa. Andrea Pal tem mestrado em engenharia de energia.

Cesar K. Santaella

Cesar K. Santaella

Cargo: CEO
Instituição: Ortobras
Palestra: “Acessibilidade, transporte de pessoas e bagagem


Cesar K. Santaella é atualmente CEO da Ortobras, empresa na qual ingressou em 2015 como Consultor.
Mais recentemente, o Sr. Santaella foi Diretor Executivo da Multialloy, forjaria de ligas de níquel para a indústria de Óleo & Gás, tendo iniciado em 2010 como COO. Também registra passagem de três anos na De Dietrich Process Systems como Diretor Executivo da filial brasileira da empresa, tendo ocupado ainda anteriormente outro cargo de nível executivo como gerente regional da Brasimet (mais tarde, Bodycote). O Sr. Santaella é membro do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e fundador e sócio da Innovante Consulting. Engenheiro de formação acadêmica, é mestre em Economia pela UFRGS.

Cláudio Jorge Pinto Alves

Cláudio Jorge Pinto Alves

Cargo: Reitor
Instituição: ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Palestra: “Fatores fundamentais para a inovação no transporte aéreo


Possui graduação em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1977), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1987). Fez mestrado “lato sensu” na ESPM em Marketing (1997). Realizou um pós-doutorado na ENAC, em Toulouse, com apoio da FAPESP, no tema: gerenciamento de tráfego (1991). Fez na ESG o curso de Altos Estudos em Política e Estratégia (1993). Atualmente é Professor Titular e participa como membro externo de avaliações de cursos pelo INEP. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Projeto de Aeroportos. Prestou consultorias eventuais ao DAC, Embraer, Daesp, Infraero, McKinsey e Petrobrás, dentre outras.

Eduardo Sanovicz

Eduardo Sanovicz

Cargo: Presidente
Instituição: ABEAR Associação Brasileira das Empresas Aéreas
Palestra: “Abertura – Boas-vindas e perspectiva econômica: transporte aéreo e a economia do turismo


Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, é graduado em história, doutor em Ciências da Comunicação e Professor Doutor do curso de Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Foi diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado, vice-presidente da International Congress & Convention Association, presidente da Embratur; presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, diretor de operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau e diretor de turismo da Prefeitura Municipal de Santos.

Flávio Tojal

Flávio Tojal

Cargo: Gerente Geral de Marketing
Instituição: Petrobrás
Palestra: “Desafios do biocombustível: estágio atual e avanços na América Latina


Engenheiro Mecânico formado pela UFRJ, com mestrado em Administração Pública pela FGV-Ebap e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ.
Gerente geral de marketing da Petrobras, com 38 anos de experiência em diversas áreas da indústria de óleo e gás: upstream, downstream, varejo e gás e energia.
Entre outras atribuições, está coordenando a iniciativa estratégica “Capturando oportunidades de mercado para BioQAv e Diesel Renovável”.

Fued Abrão

Fued Abrão

Cargo: Superintendente de Meio Ambiente
Instituição: Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária
Palestra: “Avaliação da eficiência dos PGRFs por meio de indicadores de risco de fauna


Possui graduação em Engenharia Ambiental (2004), mestrado em Ciências do Ambiente (2006), mestrado em Economia e Gestão Empresarial (2015) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ (2018). Atualmente é Superintendente de Meio Ambiente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero. Tem como áreas de interesse: gestão do meio ambiente aeroportuário, mudanças do clima e resiliência de aeroportos.

Gustavo do Canto Lopes

Gustavo do Canto Lopes

Cargo: Sócio
Instituição: Roland Berger
Palestra: “Nova modelagem impulsionada por um aumento na automação, comercialização e da evolução das demandas de passageiros


Gustavo do Canto Lopes é Sócio no escritório de São Paulo da Roland Berger. Ele lidera a prática de infraestrutura, tendo sido responsável por numerosos projetos em vários modais de transporte, incluindo aeroportos; ferrovia suburbana, regional, intercidade e de carga; hidrovia; rodovia; ônibus e metrô em vários países da LATAM e Europa. Acumulou experiência internacional na América Latina, Estados Unidos e Europa (sobretudo Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Luxemburgo). No Brasil trabalhou com poder público, operadores públicos e privados, bem como investidores nacionais e internacionais em tópicos desde planejamento estratégico e de negócio, melhoria de desempenho, M&A (buy e sell side), participação em rodadas de concessão, entre outros. Ele foi ainda Diretor de Investimentos para a América Latina e Country Manager da Rioforte, um grande family office  de origem Portuguesa com investimentos em Energia, Oil & Gas, Agribusiness, Imobiliário, Logística e Turismo. Nessa condição, foi presidente do conselho, conselheiro e executivo de várias empresas Brasileiras e Paraguaias. Gustavo do Canto Lopes é economista pela Nova School of Economics e possui um MBA pela Universidade de Stanford.

Gustavo Figueiredo

Gustavo Figueiredo

Cargo: Presidente
Instituição: GRU Airport
Palestra: “Abertura – Boas-vindas e perspectivas do novo governo para o setor


O CEO do GRU Airport é formado em Engenharia Civil pela UFRJ, mestre em Engenharia de Produção pela UFF e MBA em Logística pela COPPEAD-UFRJ. Está no Grupo Invepar desde 2011, onde atuou como Executivo de Desenvolvimento de Negócios e Diretor de Implantação no GRU Airport, do qual tornou-se presidente em 2016.

Jorge Arruda

Jorge Arruda

Cargo: CEO
Instituição: Inframerica Brasil
Palestra: Em Breve.


Jorge Arruda ingressou no grupo Corporacion America em 2014 e é atualmente Chefe de Finanças Corporativas e M&A do grupo, e CEO da Inframerica Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência em banco de investimento, mais recentemente na Nomura atuando como CEO e Chefe de Banco de Investimento na América Latina.

José Ricardo Botelho

José Ricardo Botelho

Cargo: Diretor Presidente
Instituição: ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil
Palestra: “Abertura – Boas-vindas e perspectivas do novo governo para o setor


Empossado como diretor no dia 01/09/2015, com mandato até 19/03/2020. Foi nomeado como diretor-presidente em 13/04/2016. Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1992-1996), Pós Graduado em Ciências Criminais pela Universidade Jorge Amado (2003-2005) e em Gestão da Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia (2009). Delegado do Departamento de Polícia Federal desde 1999, possui graduação pela FBI National Academy (tendo obtido Certificate of Achievement in Criminal Justice Education, da University of Virginia) e Cursos pelo National Executive Institute NEI/FBI, com ciclos na Escola de Governo John F. Kennedy, na Universidade de Harvard. Atuou como Assessor do Ministro da Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, tendo recebido menção honrosa ao deixar o posto. Logo depois foi Chefe de Gabinete e Coordenador-Geral de Polícia Criminal Internacional onde coordenou as atividades da International Criminal Police Organization (Interpol) no Brasil, além dos acordos internacionais e cooperação jurídica da Polícia Federal. Também coordenou as adidâncias da Polícia Federal pelo mundo. Atuou como Secretário Nacional de Segurança para Grandes Eventos (Ministério da Justiça), de 2011 a 2012, com a responsabilidade de elaborar o plano de segurança e orçamentário do Brasil para os grandes eventos como a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016. Atuou na Delegação Diplomática Brasileira na ICAO (International Civil Aviation Organization) em Montreal, Canadá, como “Alternate Representative” no Conselho da ICAO/UN (2012-2015). Nesse período, também teve participação direta nas alterações do texto da Convenção de Tóquio, sobretudo nos assuntos relacionados ao In Flight Security Officer (IFSO). Participou dos trabalhos para a entrada do Brasil no Public Key Directory (PKD) da ICAO e na sistematização do API (Advanced Passenger Information) no país além de ter trabalhado em regras contra atos de interferência ilícita (AVSEC), todos em prol da aviação civil. Possui menção honrosa do Governo Japonês, além de reconhecimento por outstanding partineship da DEA e NCIS, bem como foi condecorado com as medalhas de amigo da Marinha e Almirante Tamandaré.

Mariane Biz

Mariane Biz

Cargo: Proprietária
Instituição: ProHabitat
Palestra: “A importância da capacitação dos profissionais que atuam no Gerenciamento de Risco de Fauna em aeródromos


Bióloga (UNICAMP), mestre em Ecologia (USP). Especialista em Sustentabilidade (FIA). Especialista em Ecologia e Transportes. Certificada pelo USDA (Advanced Airport Wildlife Hazard Management Training Course), reconhecido pela FAA. Proprietária da ProHabitat. Integrante da Diretoria da REET Brasil.

Maurício França

Maurício França

Cargo: Sócio
Instituição: L.E.K em São Paulo
Palestra: “O custo de voar no Brasil, como reduzi-lo e o impacto das Low Cost Companies


Maurício é sócio do escritório de L.E.K. em São Paulo e líder da prática de Saúde da L.E.K. para a América do Sul. Ele tem 20 anos de experiência em consultoria, e algumas das suas áreas de especialidade incluem o Controle de Custos Médicos (Integração Vertical, Atendimento Baseado em Valor, etc), Pesquisa Clínica, Distribuição de Medicamentos e Materais Hospitalares, Produtos Parenterais e Varejo Farmacêutico. Maurício também possui vasta experiência em M&A, tendo assessorado em mais de 80 transações durante sua carreira profissional. Antes de ingressar na L.E.K., Maurício trabalhou para a Emirates Investment Authority, o fundo soberano federal dos Emirados Árabes Unidos em Abu Dhabi. Começou sua carreira de consultoria de gestão na McKinsey em 1999 na Espanha. Formou-se em 3º na sua turma de Engenharia de Computação na Unicamp (Brasil), possui um MBA da Sloan School of Management no MIT (EUA) e é fluente em Português, Inglês e Espanhol.

Pedro Bruno Barros de Souza

Pedro Bruno Barros de Souza

Cargo: Secretário de Aeroportos e Energia
Instituição: Programa de Parcerias e investimentos da Presidência da República
Palestra: “Próximas rodadas de concessões dos aeroportos brasileiros e estruturação de PPP´s de aeroportos”


Pedro Bruno Barros de Souza é Secretário de Coordenação de Energia e Aeroportos da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) da Presidência da República (SEGOV/PR). Responsável por coordenar os projetos dos setores de energia, óleo e gás, mineração e aeroportos da carteira do PPI. É Funcionário de carreira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) onde atuou como assessor do Gabinete da Presidência e coordenador do Escritório de Projetos. Foi funcionário da Petrobras e da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais, além de ter trabalhado com consultoria focada em gestão.  É mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e em Gestão Internacional pela Université Pierre Mendès (França).  É bacharel em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP-MG).

Pedro Scorza

Pedro Scorza

Cargo: Diretor de Biocombustíveis de Aviação e & Assessor Técnico para Combustíveis Renováveis
Instituição: Ubrabio – União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene & GOL
Palestra: “Desafios do biocombustível: estágio atual e avanços na América Latina


Pedro Rodrigo Scorza é Consultor Sênior para Combustíveis Alternativos e Sustentabilidade e Comandante de Aeronaves da GOL Linhas Aéreas S.A. Atualmente exerce a função de Diretor de Renováveis para Aviação na Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), é membro efetivo do Environment Committe (EnCom) da IATA e do Fórum Brasileiro de Mudança Climática (FBMC).
Pedro começou sua carreira profissional em 1989 e trabalha na GOL desde 2006. Pedro Scorza é graduado em Analise de Sistemas pela PUC-RS, Mestre em Administração pela UFRGS, cursa o doutorado em Bioenergia na Unicamp.

Ricardo Miguel

Ricardo Miguel

Cargo: Diretor Presidente
Instituição: ABESATA – Associação Brasileira das Empresas de. Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo
Palestra: “Panorama dos serviços de transporte aéreo”


Mestre em transporte aéreo e aeroportos, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, Bacharel em Ciências Jurídicas, Professor de Direito Aeroespacial, Piloto de Linha Aérea, Especialista em investigação de acidentes aeronáuticos, membro titular do Conselho Consultivo da ANAC e Diretor-presidente da ABESATA.

Ronei Glanzmann

Ronei Glanzmann

Cargo: Secretário da Aviação Civil
Instituição: Ministério da Infraestrutura
Palestra: “SPOTLIGHT: Perspectiva econômica para a aviação no Brasil


Ronei Glanzmann é economista do Banco Central do Brasil, pós-graduado em Análise Macroeconômica e MBA em Mercado de Capitais. Entre 2006 e 2011 trabalhou na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável pela Gerência de Acompanhamento de Mercado, e representou o Brasil no Painel de Estatística da OACI. Desde 2011 na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), chefiou o Departamento de Outorgas e Patrimônio (2011/2017) e o Departamento de Políticas Regulatórias (2017-2019), liderando o programa de concessões aeroportuárias. Recentemente assumiu como Secretário, no Ministério da Infraestrutura. Entre 2012 e 2016 foi Vice-Presidente do Conselho de Administração do Aeroporto de Brasília e integrou a Comissão de Especialistas do Senado Federal para Revisão do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA).

Wanderley Galhiego Jr.

Wanderley Galhiego Jr.

Cargo: Diretor de Novos Negócios e Inovação
Instituição: Socicam
Palestra: “Lições aprendidas com os dez primeiros aeroportos concedidos


Administrador de empresa com MBA’s em Gestão de Negócios pela Faculdade de Informática e Administração Paulista e Finanças pela Fundação Instituto de Administração. Executivo responsável há 6 anos pela área de Novos Negócios da Socicam, possui ampla experiência no desenvolvimento de contratos de concessões em terminais de passageiros, aeroportos, portos e de infraestruturas sociais e serviços. Desde 2018, responde pelas áreas de inovações tecnológicas e comunicação corporativa da Socicam.

PATROCÍNIO PLATINUM

PATROCÍNIO DIAMANTE

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO BRONZE

PARCEIRO ESTRATÉGICO

APOIO INSTITUCIONAL ESTRATÉGICO

APOIO INTERNACIONAL

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

APOIO DE MÍDIA INTERNACIONAL

REALIZAÇÃO

CO-REALIZAÇÃO